O ensino de Arquitetura Inclusiva no contexto da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1829Palavras-chave:
Arquitetura Inclusiva, Desenho Universal, NBR 9050:20, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Este trabalho apresenta-se como resultado da pesquisa apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), intitulada “Ensino de Arquitetura Inclusiva para a Educação Profissional e Tecnológica: uma experiência didática de inclusão social”. A finalidade desta investigação foi analisar a implementação de um projeto de extensão na modalidade à distância de ensino de Arquitetura Inclusiva, destinado aos alunos de cursos Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio e de Arquitetura e Urbanismo, do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Espírito Santo (Ifes). Com a execução da ação extensionista, foram analisadas as atividades pedagógicas projetuais desenvolvidas pelos sujeitos participantes e a aprendizagem colaborativa a partir do uso das ferramentas educacionais da plataforma Moodle. De natureza qualitativa, a abordagem metodológica tem como pressuposto a Engenharia Didática, utilizando como instrumentos para produção de dados as observações do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a aplicação de questionário de reação online. Durante o processo investigativo, foram articulados diálogos com Cohen, Duarte, Dorneles, Clementino e Artigue, e, como consequência, foram produzidos dados que subsidiaram as conclusões a respeito das contribuições do fenômeno didático na construção de práticas pedagógicas integradoras, emancipatórias e inclusivas, destinadas à formação de profissionais comprometidos com a inclusão a partir do autorreconhecimento e da compreensão das especificidades humanas.
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