Engajamento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no uso de Objetos de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1965Palavras-chave:
Processo de Ensino-Aprendizagem, Tecnologia educacional, Ensino FundamentalResumo
O presente artigo tem o objetivo de investigar se o uso de Objetos de Aprendizagem pode possibilitar o engajamento de alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental nas atividades escolares. Nele serão empregadas as concepções que consideram a existência de três dimensões do engajamento: o engajamento comportamental, o engajamento cognitivo, e o engajamento emocional. A abordagem metodológica utilizada foi a da Pesquisa-ação e a coleta de dados foi realizada por meio do acompanhamento de aulas realizadas em um laboratório de informática de uma escola municipal localizada no interior do Estado de São Paulo e de entrevistas com as professoras participantes. De maneira geral, os resultados indicam que o uso de Objetos de aprendizagem é uma alternativa viável para promover o engajamento dos alunos nas atividades escolares. No entanto, a partir dos dados coletados, não foi possível compreender os motivos que levaram alguns alunos a não se engajarem nas atividades, e por esse motivo, consideramos relevante a realização de pesquisas que investiguem os fatores que resultem em comportamentos desengajados durante o uso de Objetos de Aprendizagem.
Downloads
Metrics
Referências
AUDINO, D. F.; NASCIMENTO, R. S. Objetos de Aprendizagem – Diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 128-148, jul/dez. 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1620/1468. Acesso em: 11 fev. 2022.
APPLETON, J. J. et al. Measuring cognitive and psychological engagement: Validation of the Student Engagement Instrument. Journal of School Psychology, [S.l.], v. 44, n. 5, p. 427-445, out. 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2006.04.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2006.04.002
APPLETON, J. J.; CHRISTENSON, S. L.; FURLONG, M. l J. Student engagement with school: Critical conceptual and methodological issues of the construct. Psychology in the Schools, [S.l.], v. 45, n. 5, p. 369-386, abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.20303. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.20303
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022.
BULEGON, A. M.; MUSSOI, E. M. Pressupostos pedagógicos de Objeto de Aprendizagem. In: TAROUCO, L. B. M. R.; COSTA, V. M.; ÁVILA, B. G.; BEZ, M. R.; SANTOS, E. F. (orgs.) Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 54-75. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/102993. Acesso em: 11 fev. 2022.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
ESTELL, D. B.; PERDUE, N. H. Social support and behavioral and affective school engagement: The effects of peers, parents, and teachers. Psychology in the Schools, [S.l.], v. 50, n. 4, p. 325-339, fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.21681. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.21681
FERREIRA, H.; CASSIOLATO, M.; GONZALEZ, R. Uma experiência de desenvolvimento metodológico para avaliação de programas: o modelo lógico do Programa Segundo Tempo. Brasília: Ipea, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/40821. Acesso em: 11 fev. 2022.
FINN, J. D.; ROCK, D. A. Academic success among students at risk for school failure. Journal of Applied Psychology, Washington, v. 82, n. 2, p. 221-234, abr. 1997. DOI: https://doi.org/10.1037/0021-9010.82.2.221. DOI: https://doi.org/10.1037/0021-9010.82.2.221
FINN, J. D.; ZIMMER, K. S. Student engagement: What Is It? Why Does It Matter?. In: CHRISTENSON, S. L.; RESCHLY, A. L.; WYLIE, C. (eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2012. p. 97-132. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_5 DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_5
FREDRICKS, J. Behavioral engagement in learning. In: HATTIE, J.; ANDERMAN, E. M. (eds.). International guide to student achievement. New York: Routledge, 2013. p. 42-44. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203850398 DOI: https://doi.org/10.4324/9780203850398
FREDRICKS, J. A.; BLUMENFELD, P. C.; PARIS, A. H. School Engagement: Potential of the Concept, State of the Evidence. Review of Educational Research, Los Angeles, v. 74, n. 1, p. 59-109, mar. 2004. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543074001059. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543074001059
FREDRICKS, J. A.; MCCOLSKEY, W. The measurement of student engagement: a comparative analysis of various methods and student self-report instruments. In: CHRISTENSON, S. L.; RESCHLY, A. L.; WYLIE, C. (eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2012. p. 763-782. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_37. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_37
FROILAND, J. M.; DAVISON, M. L.; WORRELL, F. C. Aloha teachers: teacher autonomy support promotes Native Hawaiian and Pacific Islander students’ motivation, school belonging, course-taking and math achievement. Social Psychology of Education, [S.l.], v. 19, n. 4, p. 879-894, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s11218-016-9355-9. DOI: https://doi.org/10.1007/s11218-016-9355-9
FROILAND, J. M.; WORRELL, F. C. Intrinsic motivation, learning goals, engagement, and achievement in a diverse high school. Psychology in the Schools, [S.l.], v. 53, n. 3, p. 321-336, jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.21901. DOI: https://doi.org/10.1002/pits.21901
GREENE, B. A. Measuring Cognitive Engagement With Self-Report Scales: Reflections From Over 20 Years of Research. Educational Psychologist, [S.l.], v. 50, n. 1, p. 14-30, jan. 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2014.989230. DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2014.989230
HANDELSMAN, M. M., et al. A measure of college student course engagement. The Journal of Educational Research, [S.l.], v. 98, n.3, p.184-192, ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.3200/JOER.98.3.184-192. DOI: https://doi.org/10.3200/JOER.98.3.184-192
HARRIS, L. R. A phenomenographic investigation of teacher conceptions of student engagement in learning. The Australian Educational Researcher, [S.l.], v. 35, n. 1, p. 57-79, abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03216875. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03216875
INDIANA UNIVERSITY. Voices of Students on Engagement: A Report on the 2006 High School Survey of Student Engagement. [Bloomington: IU], 2007. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED495758.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022.
LEI, H.; CUI, Y.; ZHOU, W. Relationships between student engagement and academic achievement: A meta-analysis. Social Behavior and Personality: an international journal, New Zealand, v. 46, n. 3, p. 517-528, mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.2224/sbp.7054. DOI: https://doi.org/10.2224/sbp.7054
LI, Y.; LERNER, R. M. Interrelations of behavioral, emotional, and cognitive school engagement in high school students. Journal of Youth and Adolescence, [S.l.], v. 42, n. 1, p. 20-32, nov. 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-012-9857-5. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-012-9857-5
MAINARDES, J.; CARVALHO, I. C. M. Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em Educação. In: ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. (org.). Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 129-132. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_2019_17_jul.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022.
MARKS, H. M. Student Engagement in Instructional Activity: Patterns in the Elementary, Middle, and High School Years. American Educational Research Journal, [S.l.], v. 37, n. 1, p. 153-184, mar. 2000. DOI: https://doi.org/10.3102/00028312037001153 DOI: https://doi.org/10.3102/00028312037001153
MARTIN, A. J.; GINNS, P.l; PAPWORTH, B. Motivation and engagement: Same or different? Does it matter?. Learning and Individual Differences, [S.l.], v. 55, p. 150-162, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2017.03.013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2017.03.013
MARTINS, J. B. Observação participante: uma abordagem metodológica para a psicologia escolar. Semina: Ciências, Sociedade e Humanidade, Londrina, v. 17, n. 3, p. 266-273, set. 1996. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.1996v17n3p266. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.1996v17n3p266
NESI, T. L. et al. Objetos de aprendizagem de matemática: um panorama do que diz em alguns estudos no Brasil. RENOTE. Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 557–566, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.96516. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.96016
PEKRUN, R.; LINNENBRINK-GARCIA, L. Academic emotions and student engagement. In: CHRISTENSON, S. L.; RESCHLY, A. L.; WYLIE, C. (eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2012. p. 259 -282. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_12. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_12
PIAGET, J. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
PINTRICH, P. R.; SCHUNK, D. H. Motivation in education: Theory, research, and applications. 2 ed. New Jersey: Prentice Hall, 2002.
REEVE, J. A Self-determination Theory Perspective on student engagement. In: CHRISTENSON, S. L.; RESCHLY, A. L.; WYLIE, C. (eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2012. p. 149-172. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_7. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_7
RESCHLY, A. L.; CHRISTENSON, S. L. Jingle, jangle, and conceptual haziness: Evolution and future directions of the engagement construct. In: CHRISTENSON, S. L.; RESCHLY, A. L.; WYLIE, C. (eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2012. p. 3-21. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_1. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_1
ROBLYER, M. D. Educational technology research that makes a difference: Series introduction. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 192-201, jun. 2005. Disponível em: https://citejournal.org/wp-content/uploads/2016/04/v5i2seminal1.pdf. Acesso em: 11 fev. 2022.
ROESER, R. W.; ECCLES, J. S. Adolescents' perceptions of middle school: Relation to longitudinal changes in academic and psychological adjustment. Journal of research on adolescence, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 123-158, jan. 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327795jra0801_6. Acesso em: 11 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1207/s15327795jra0801_6
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Toward a social psychology of assimilation: Self-Determination Theory in Cognitive Development and Education. In: SOKOL, B. W.; GROUZET, F. M. E.; MULLER, U. (eds.). Self-regulation and autonomy: Social and developmental dimensions of human conduct. New York: Cambridge University Press, 2013. p. 191-207. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139152198.014. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139152198.014
SALMELA?ARO, K.; UPADYAYA, K. School burnout and engagement in the context of demands-resources model. British journal of educational psychology, [S.l.], v. 84, n. 1, p. 137-151, mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.1111/bjep.12018. DOI: https://doi.org/10.1111/bjep.12018
SCHUNK, D. H.; MULLEN, C. A. Self-efficacy as an engaged learner. In: CHRISTENSON, S. L.; RESCHLY, A. L.; WYLIE, C. (eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2012. p. 219-236. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_10. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_10
SKINNER, E. et al. Engagement and disaffection in the classroom: Part of a larger motivational dynamic?. Journal of educational psychology, [S.l.], v. 100, n. 4, p. 765-781, nov. 2008. DOI: https://doi.apa.org/doi/10.1037/a0012840. DOI: https://doi.org/10.1037/a0012840
SKINNER, E. A.; PITZER, J. R. Developmental Dynamics of Student Engagement, Coping, and Everyday Resilience. In: CHRISTENSON, S. L.; RESCHLY, A. L.; WYLIE, C. (eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2012. p. 21-44. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_2. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_2
STELKO-PEREIRA, A. C.; VALLE, J. E.; WILLIAMS, L. C. A. Escala de Engajamento Escolar: análise de características psicométricas. Avaliação psicológica, Itatiba, v.14, n.2, p. 207-212, ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.15689/ap.2015.1402.05. DOI: https://doi.org/10.15689/ap.2015.1402.05
THIOLLENT, M. J. M.; COLETTE, M. M. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 36, n. 2, p. 207-216, dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.23626. DOI: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.23626
VEIGA, F. H. Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação. International Journal of Developmental and Educational Psychology, Badajoz, v. 1, n. 1, p. 441-450, abr. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349852058036. Acesso em: 11 fev. 2022.
VOELKL, K. E. School identification. In: CHRISTENSON, S. L.; RESCHLY, A. L.; WYLIE, C. (eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2012. p.193-219. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_9. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-2018-7_9
WANG, M.; WILLETT, J. B.; ECCLES, J. S. The assessment of school engagement: Examining dimensionality and measurement invariance by gender and race/ethnicity. Journal of School Psychology, [S.l.], v. 49, n. 4, p. 465-480, ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2011.04.001. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsp.2011.04.001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2022-08-18
Published 2022-08-22