Proposta de ensino aprendizagem a ser aplicada em disciplinas de Engenharia Civil na Universidade de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.611Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem, Aprendizado baseado em problemas, Métodos de ensinoResumo
O presente artigo tem como objetivo desenvolver e propor uma metodologia de ensino intitulada Total Engajamento na Disciplina (TED) para as matérias que os alunos têm mais dificuldade no curso de Engenharia Civil na Universidade de Fortaleza. A referida proposta se baseia na utilização de metodologias ativas, mais especificamente Aprendizagem baseada em problemas (ABP), Aprendizagem baseada em equipes e Sala de aula invertida. Foi realizada uma pesquisa aplicada com os docentes das disciplinas Cálculo I,II e III, Álgebra Linear, Química Tecnológica, Materiais de Construção Civil II e Instalações Hidrossanitárias Prediais, do Curso de Engenharia.Apresentamos aos docentes a metodologia TED objeto de estudo deste artigo. O feedback dos professores em relação a proposta foi extremamente positivo, e podemos concluir que a nova metodologia além de fazer com que os alunos sejam mais engajados, tenham seu desempenho aprimorado nas referidas disciplinas.
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Accepted 2019-02-20
Published 2019-03-01