O Projeto Logos II na formação de professores em Rondônia (1976-1993)

análise de uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1057

Palavras-chave:

História da Educação, Sistema Modular, Ensino a Distância

Resumo

O Logos II foi um projeto que tinha como objetivo formar professores que eram leigos e habilitá-los em nível de segundo grau para o exercício do magistério nas quatro primeiras séries do primeiro grau entre as décadas de 1970 e 1990. O Projeto Logos II caracterizava-se por utilizar o sistema modular e possuía um plano de atividades no qual o aluno estabelecia seu próprio ritmo de aprendizagem. Foi implantado em diversos entes da federação, entre eles, o estado de Rondônia. Nesse sentido, o presente artigo tem a seguinte questão norteadora: como se deu a experiência de formação de professores no Projeto Logos II no estado de Rondônia? Como fontes foram utilizados os seguintes documentos: reportagens do jornal Alto Madeira e Revista Veja, bem como relatórios do MEC (Por exemplo, “Experiência: O Ensino Personalizado no Projeto Logos”), o Projeto de Implantação do Projeto Logos II, Relatórios do Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (CETEB), bem como, legislações (pareceres, portarias, decretos, etc.). Como referencial teórico-metodológico utilizou-se do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989) e a triangulação de dados de Mathison (1988). Os resultados indicam que o Projeto Logos II foi implantado em Rondônia numa época caracterizada pela precariedade do Estado, com falta de professores qualificados para atender a demanda provocada pela emigração. Nesse sentido, constituiu-se numa importante experiência na formação de professores no estado de Rondônia, por meio de ensino a distância e via sistema modular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação (UNESP – Rio Claro). Mestre em Educação (UNESP – Rio Claro)

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Campus Rio Claro

Avenida Benno Luiz Graebim, n. 4941, Jardim Eldorado, Vilhena-RO. CEP – 76987-138

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Matemática (UNESP – Rio Claro). Professor da Universidade Federal de Rondônia – Campus de Vilhena (UNIR), Vilhena, Rondônia, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Benno Luiz Graebin, 4941, Bairro Jardim Eldorado, Vilhena, RO, Brasil, CEP: 76987-138

Referências

ÁLVARES-AFONSO, Frederico Monteiro. Rondônia: Ocupação, crescimento e organização agrária. Fortaleza: Realce Editora, 2008.

AMARAL, MariaTeresa Marques. Políticas de habilitação de professores leigos: a dissimulação da inocuidade. In: GARCIA, Walter, et al. Professor Leigo: Institucionalizar ou erradicar? São Paulo: Cortez; Brasília: SENEB, 1991. p. 37-83.

ANDRADE, Jerusa Pereira de. Projeto Logos II na Paraíba: Ingerências Políticas e implicações na sua proposta político-pedagógica. 1995. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba.

BRASIL. Ministério da Educação e cultura; Departamento de Ensino Supletivo. Projeto Logos I: O desafio da experimentação o resultado, Brasília, 1974.

BRASIL. Ministério da Educação e cultura; Departamento de Ensino Supletivo. Projeto Logos II, Brasília, 1975.

BRASIL. Ministério da Educação e cultura; Secretária-Geral. Subsídios para o planejamento da educação no meio rural, Brasília, 1979.

CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a educação do Estado no meio rural – Traços de uma trajetória. In.: THERRIEN, Jacques; DAMASCENO, Maria Nobre. Educação e Escola no Campo. p. 15-42. São Paulo: Editora Papirus, 1993.

CAVALHEIRO NETO, Afonso. A escola como expressão e resposta às exigências dos modelos de produção do capital. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá.

CETEB. Logos II: Registro de uma experiência. Brasília: CETEB, 1984.

CETEB. Relatório interno: desenvolvimento de recursos humano via educação a distância.1990. [Mímeo].

COLEÇÃO NOSSO SÉCULO BRASIL: 1960/1980 (II). Brasil, Grande Potência. São Paulo: Editora Abril, 1986.

CORDEIRO, Edna Maria. Travessias de Cecília: A caminho da Educação Matemática no CEEJA Padre Moretti – Rondônia. 2014. Tese (Doutorado em Educação Matemática).

DAVIS, Cláudia; GATTI, Bernardete Angelina. A dinâmica da sala de aula na escola rural. In.: THERRIEN, Jacques, et all.; Educação e Escola no Campo. p. 75-136. São Paulo: Editora Papirus, 1993.

EVANGELISTA, Cristiane Johann Evangelista; GROMANN DE GOUVEIA, Cristiane Talita. In: BRITO, Arlete de Jesus; FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho; MIORIM, Maria Ângela. (Org.). Pesquisas Históricas em Jornais e Revistas: Produções do HIFEM. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 217-242.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GONDIM, Maria Augusta Drumond Ramos. O Projeto LOGOS II no Piauí: uma análise de programas para formação do professor leigo de zona rural. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1982.

GROMANN DE GOUVEIA, Cristiane Talita. A proposta nos módulos do Projeto Logos II e a prática docente do professor-cursista em Rondônia. 2019. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019.

GROMANN DE GOUVEIA, Cristiane Talita. O Projeto Logos II em Rondônia: a implantação do projeto-piloto e as mudanças em sua organização político-pedagógica. 2016. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ________ . Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

MACHADO, Abnael. Achegas para História da Educação no Estado de Rondônia. 2ª ed. Porto Velho: Secretária de Estado da Educação, 1993.

PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Diário Oficial formaliza desativação do Projeto Logos II. Publicado em 18 de janeiro de 2005. Disponível em: <http://www.sec.pb.gov.br> Acesso em: 16 de outubro de 2017.

PEREIRA, Mateus H. F. A trajetória da Abril Cultural (1968-1982). Porto Alegre: Em Questão, v. 11, n. 2, p. 239-258, 2005.

STAHL, Marimar Müller. Os módulos do Projeto Logos II: um estudo avaliativo dos elementos e conteúdo. 1981. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 1981.

Downloads

Publicado

08-06-2020

Como Citar

GROMANN DE GOUVEIA, C. T.; GOUVEIA NETO, S. C. de. O Projeto Logos II na formação de professores em Rondônia (1976-1993): análise de uma experiência. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e105720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.1057. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1057. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2020-02-27
Accepted 2020-05-28
Published 2020-06-08