O Projeto Logos II na formação de professores em Rondônia (1976-1993)
análise de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1057Palabras clave:
História da Educação, Sistema Modular, Ensino a DistânciaResumen
O Logos II foi um projeto que tinha como objetivo formar professores que eram leigos e habilitá-los em nível de segundo grau para o exercício do magistério nas quatro primeiras séries do primeiro grau entre as décadas de 1970 e 1990. O Projeto Logos II caracterizava-se por utilizar o sistema modular e possuía um plano de atividades no qual o aluno estabelecia seu próprio ritmo de aprendizagem. Foi implantado em diversos entes da federação, entre eles, o estado de Rondônia. Nesse sentido, o presente artigo tem a seguinte questão norteadora: como se deu a experiência de formação de professores no Projeto Logos II no estado de Rondônia? Como fontes foram utilizados os seguintes documentos: reportagens do jornal Alto Madeira e Revista Veja, bem como relatórios do MEC (Por exemplo, “Experiência: O Ensino Personalizado no Projeto Logos”), o Projeto de Implantação do Projeto Logos II, Relatórios do Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (CETEB), bem como, legislações (pareceres, portarias, decretos, etc.). Como referencial teórico-metodológico utilizou-se do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989) e a triangulação de dados de Mathison (1988). Os resultados indicam que o Projeto Logos II foi implantado em Rondônia numa época caracterizada pela precariedade do Estado, com falta de professores qualificados para atender a demanda provocada pela emigração. Nesse sentido, constituiu-se numa importante experiência na formação de professores no estado de Rondônia, por meio de ensino a distância e via sistema modular.
Descargas
Métricas
Citas
ÁLVARES-AFONSO, Frederico Monteiro. Rondônia: Ocupação, crescimento e organização agrária. Fortaleza: Realce Editora, 2008.
AMARAL, MariaTeresa Marques. Políticas de habilitação de professores leigos: a dissimulação da inocuidade. In: GARCIA, Walter, et al. Professor Leigo: Institucionalizar ou erradicar? São Paulo: Cortez; Brasília: SENEB, 1991. p. 37-83.
ANDRADE, Jerusa Pereira de. Projeto Logos II na Paraíba: Ingerências Políticas e implicações na sua proposta político-pedagógica. 1995. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba.
BRASIL. Ministério da Educação e cultura; Departamento de Ensino Supletivo. Projeto Logos I: O desafio da experimentação o resultado, Brasília, 1974.
BRASIL. Ministério da Educação e cultura; Departamento de Ensino Supletivo. Projeto Logos II, Brasília, 1975.
BRASIL. Ministério da Educação e cultura; Secretária-Geral. Subsídios para o planejamento da educação no meio rural, Brasília, 1979.
CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a educação do Estado no meio rural – Traços de uma trajetória. In.: THERRIEN, Jacques; DAMASCENO, Maria Nobre. Educação e Escola no Campo. p. 15-42. São Paulo: Editora Papirus, 1993.
CAVALHEIRO NETO, Afonso. A escola como expressão e resposta às exigências dos modelos de produção do capital. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá.
CETEB. Logos II: Registro de uma experiência. Brasília: CETEB, 1984.
CETEB. Relatório interno: desenvolvimento de recursos humano via educação a distância.1990. [Mímeo].
COLEÇÃO NOSSO SÉCULO BRASIL: 1960/1980 (II). Brasil, Grande Potência. São Paulo: Editora Abril, 1986.
CORDEIRO, Edna Maria. Travessias de Cecília: A caminho da Educação Matemática no CEEJA Padre Moretti – Rondônia. 2014. Tese (Doutorado em Educação Matemática).
DAVIS, Cláudia; GATTI, Bernardete Angelina. A dinâmica da sala de aula na escola rural. In.: THERRIEN, Jacques, et all.; Educação e Escola no Campo. p. 75-136. São Paulo: Editora Papirus, 1993.
EVANGELISTA, Cristiane Johann Evangelista; GROMANN DE GOUVEIA, Cristiane Talita. In: BRITO, Arlete de Jesus; FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho; MIORIM, Maria Ângela. (Org.). Pesquisas Históricas em Jornais e Revistas: Produções do HIFEM. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 217-242.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GONDIM, Maria Augusta Drumond Ramos. O Projeto LOGOS II no Piauí: uma análise de programas para formação do professor leigo de zona rural. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1982.
GROMANN DE GOUVEIA, Cristiane Talita. A proposta nos módulos do Projeto Logos II e a prática docente do professor-cursista em Rondônia. 2019. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2019.
GROMANN DE GOUVEIA, Cristiane Talita. O Projeto Logos II em Rondônia: a implantação do projeto-piloto e as mudanças em sua organização político-pedagógica. 2016. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ________ . Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.
MACHADO, Abnael. Achegas para História da Educação no Estado de Rondônia. 2ª ed. Porto Velho: Secretária de Estado da Educação, 1993.
PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Diário Oficial formaliza desativação do Projeto Logos II. Publicado em 18 de janeiro de 2005. Disponível em: <http://www.sec.pb.gov.br> Acesso em: 16 de outubro de 2017.
PEREIRA, Mateus H. F. A trajetória da Abril Cultural (1968-1982). Porto Alegre: Em Questão, v. 11, n. 2, p. 239-258, 2005.
STAHL, Marimar Müller. Os módulos do Projeto Logos II: um estudo avaliativo dos elementos e conteúdo. 1981. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2020-05-28
Publicado 2020-06-08