Ensino-aprendizagem por meio de um software
um estudo na disciplina Estrutura de Concreto
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1191Palavras-chave:
Processo de Ensino-Aprendizagem, Meios de Ensino, Modernização do EnsinoResumo
Os acadêmicos de Engenharia civil, em grande maioria, apresentam algumas dificuldades no que se trata de recursos voltados para a compreensão didática visando o aprendizado do dimensionamento de estruturas de concreto. Atendendo ao proposto anseio do desenvolvimento e aperfeiçoamento do eixo de ensino na região Norte, este artigo busca aplicar um software voltado a desenvolver o aprendizado por parte dos alunos do curso de Engenharia civil, que cursam as disciplinas de estruturas de Concreto, em se determinar com devida segurança e precisão necessária à fidedignidade dos dados, as especificações de uma viga de concreto submetida à flexão simples, mais precisamente quanto à área de aço necessária a atender os esforços solicitantes, cujos valores, de modo geral, são obtidos por meio de cálculos manuais apropriados à sua obtenção. Os resultados das operações realizadas manualmente são obtidos, porém, há uma incerteza natural no processo além de demandar mais tempo para o fechamento do cálculo, o que para a ocasião, um instrumento de verificação dinâmico e prático se faria de grande suporte. Para a avaliação dessa deficiência no aprendizado, foi desenvolvido um experimento em duas fases, utilizando primeiramente uma pesquisa para diagnosticar o fato e, por conseguinte, um software direcionado a aprimorar essa fase do curso. Por fim, foi submetido à aplicação aos discentes entrevistados na pesquisa, cujo resultado apresentou o reflexo positivo do suporte da ferramenta e sendo assim determinante à produtividade de exercícios de forma correta.
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