Ensino-aprendizagem por meio de um software

um estudo na disciplina Estrutura de Concreto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1191

Palavras-chave:

Processo de Ensino-Aprendizagem, Meios de Ensino, Modernização do Ensino

Resumo

Os acadêmicos de Engenharia civil, em grande maioria, apresentam algumas dificuldades no que se trata de recursos voltados para a compreensão didática visando o aprendizado do dimensionamento de estruturas de concreto. Atendendo ao proposto anseio do desenvolvimento e aperfeiçoamento do eixo de ensino na região Norte, este artigo busca aplicar um software voltado a desenvolver o aprendizado por parte dos alunos do curso de Engenharia civil, que cursam as disciplinas de estruturas de Concreto, em se determinar com devida segurança e precisão necessária à fidedignidade dos dados, as especificações de uma viga de concreto submetida à flexão simples, mais precisamente quanto à área de aço necessária a atender os esforços solicitantes, cujos valores, de modo geral, são obtidos por meio de cálculos manuais apropriados à sua obtenção. Os resultados das operações realizadas manualmente são obtidos, porém, há uma incerteza natural no processo além de demandar mais tempo para o fechamento do cálculo, o que para a ocasião, um instrumento de verificação dinâmico e prático se faria de grande suporte. Para a avaliação dessa deficiência no aprendizado, foi desenvolvido um experimento em duas fases, utilizando primeiramente uma pesquisa para diagnosticar o fato e, por conseguinte, um software direcionado a aprimorar essa fase do curso. Por fim, foi submetido à aplicação aos discentes entrevistados na pesquisa, cujo resultado apresentou o reflexo positivo do suporte da ferramenta e sendo assim determinante à produtividade de exercícios de forma correta.

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Publicado

08-06-2020

Como Citar

CASTRO SOMBRA DA SILVA, E.; MARTINS DA SILVA, F. Ensino-aprendizagem por meio de um software: um estudo na disciplina Estrutura de Concreto. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e119120, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.1191. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1191. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2020-03-05
Accepted 2020-05-15
Published 2020-06-08