Ensino-aprendizagem por meio de um software
um estudo na disciplina Estrutura de Concreto
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1191Palavras-chave:
Processo de Ensino-Aprendizagem, Meios de Ensino, Modernização do EnsinoResumo
Os acadêmicos de engenharia civil, em grande maioria, sejam de qual for a parte do Brasil, apresentam algumas dificuldades no que se trata de recursos voltados para a compreensão didática visando o aprendizado do dimensionamento de estruturas de concreto. Atendendo ao proposto anseio do desenvolvimento e aperfeiçoamento do eixo de ensino na região Norte, este artigo busca primeiramente expor toda a problemática por parte dos alunos do curso de Engenharia civil cursantes das disciplinas de estruturas de Concreto em se determinar com devida segurança e precisão necessária à fidedignidade dos dados, as especificações de uma viga de concreto submetida à flexão simples, mais precisamente quanto à área de aço necessária a atender os esforços solicitantes, cujos valores, de modo geral, são obtidos por meio de cálculos manuais apropriados à obtenção dos mesmos. Os resultados das operações manuais são obtidos, porém, não há um instrumento de verificação dinâmico e prático, há apenas a discussão entre os alunos causando uma obstrução no processo de assimilação não da aplicação da teoria, mas sim da aplicação prática. A avaliação dessa deficiência no aprendizado, foi utilizado uma pesquisa com esses acadêmicos para confirmar o fato e por conseguinte, um software direcionado a aprimorar essa fase do curso foi desenvolvido e submetido à aplicação a alguns alunos entrevistados, os quais demonstraram que o reflexo do suporte da ferramenta foi determinante à produtividade de exercícios além ainda de trazer um trato mais visual de como o elemento estrutural irá se apresentar quando de fato executado.
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Accepted 2020-05-15
Published 2020-06-08