Interações com Estudantes Universitários participantes de uma Sequência Didática ambientada pelo Google Classroom® por meio do Ensino Híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1253

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Ambiente Virtual, Comunicação Digital

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida em 2019, com alunos do curso de Administração, modalidade presencial, de um centro universitário privado do norte do Paraná. Tem por objetivo apresentar as interações e identificar a familiarização dos alunos com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), por meio de atividades híbridas de ensino com a plataforma virtual da Google, conhecida por Google Classroom®. Com o encaminhamento metodológico, procuramos apresentar uma das atividades aplicadas pela Sequência Didática desenvolvida à luz da metodologia de Ensino Híbrido, que viabiliza o uso das tecnologias digitais ao combinar os elementos do ensino virtual com o presencial. Como instrumento de coleta de dados, aplicamos questionários, com o intuito de identificar o perfil dos estudantes e as interações deles quanto ao uso das TDICs nas aulas. Nesse recorte, observamos que os participantes da pesquisa apresentaram destreza no uso do Google Classroom®, manifestando aprovação quanto à aplicabilidade desse recurso para fins didáticos. Os estudos apontam que, cada vez mais, as universidades vêm recebendo um número expressivo de jovens adeptos ao uso das tecnologias digitais, em geral, estudantes com facilidade no manuseio desses recursos, o que tem impactado no trabalho do professor, uma vez que se faz necessário preparo e formação para lidar com tais desafios, que refletem, constantemente, na prática educacional.

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Publicado

18-11-2020

Como Citar

FERREIRA NOVAES, A.; HELENARA REGINA SAMPAIO FIGUEIREDO. Interações com Estudantes Universitários participantes de uma Sequência Didática ambientada pelo Google Classroom® por meio do Ensino Híbrido. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e125320, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1253. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1253. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2020-04-11
Accepted 2020-11-13
Published 2020-11-18