Interações com Estudantes Universitários participantes de uma Sequência Didática ambientada pelo Google Classroom® por meio do Ensino Híbrido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1253

Palabras clave:

Tecnologia Educacional, Ambiente Virtual, Comunicação Digital

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida em 2019, com alunos do curso de Administração, modalidade presencial, de um centro universitário privado do norte do Paraná. Tem por objetivo apresentar as interações e identificar a familiarização dos alunos com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), por meio de atividades híbridas de ensino com a plataforma virtual da Google, conhecida por Google Classroom®. Com o encaminhamento metodológico, procuramos apresentar uma das atividades aplicadas pela Sequência Didática desenvolvida à luz da metodologia de Ensino Híbrido, que viabiliza o uso das tecnologias digitais ao combinar os elementos do ensino virtual com o presencial. Como instrumento de coleta de dados, aplicamos questionários, com o intuito de identificar o perfil dos estudantes e as interações deles quanto ao uso das TDICs nas aulas. Nesse recorte, observamos que os participantes da pesquisa apresentaram destreza no uso do Google Classroom®, manifestando aprovação quanto à aplicabilidade desse recurso para fins didáticos. Os estudos apontam que, cada vez mais, as universidades vêm recebendo um número expressivo de jovens adeptos ao uso das tecnologias digitais, em geral, estudantes com facilidade no manuseio desses recursos, o que tem impactado no trabalho do professor, uma vez que se faz necessário preparo e formação para lidar com tais desafios, que refletem, constantemente, na prática educacional.

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Publicado

2020-11-18

Cómo citar

FERREIRA NOVAES, A.; HELENARA REGINA SAMPAIO FIGUEIREDO. Interações com Estudantes Universitários participantes de uma Sequência Didática ambientada pelo Google Classroom® por meio do Ensino Híbrido. Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 6, p. e125320, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1253. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1253. Acesso em: 13 may. 2024.
Recibido 2020-04-11
Aceptado 2020-11-13
Publicado 2020-11-18