Educação Inclusiva e Educação Profissional

um estudo de estado da arte no banco de Teses e Dissertações da Capes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1275

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Rede Federal

Resumo

A inclusão do público-alvo da educação especial, ainda é algo muito recente na Rede Federal de Educação, mas tem se intensificado bastante nos últimos 10 anos, especialmente com a criação dos Institutos Federais. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo mapear, analisar e categorizar as experiências de inclusão na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e nos Institutos Federais. Para isso, utilizou-se a metodologia denominada Estado da Arte, a fim de investigar a produção acadêmica (teses e dissertações) entre os anos de 2008 e 2018. A busca foi realizada no portal de catálogos de teses e dissertações da Capes, com descritores que envolveram expressões ligadas a educação inclusiva, educação profissional, acessibilidade e instituto federal. Após a análise, foi encontrado um total de 92 produções, sendo 13 Teses e 79 Dissertações. As publicações foram organizadas em 5 categorias: Acessibilidade, Políticas Públicas, Formação de Professor, Experiência de Inclusão e Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE. Temáticas essenciais como adaptação curricular e avaliação não foram localizadas durante a busca, mostrando assim a necessidade de continuidade da produção científica para além das temáticas encontradas.

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Biografia do Autor

Samuel Rodrigues Condé Mota, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Graduando em Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), campus Rio Poma; Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística (DMAFE); Rio Pomba/ Minas Gerais/ Brasil. 

Paula Reis de Miranda, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PUC-Minas), Professora do Básico, Técnico e Tecnológico do Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística (DMAFE), Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), campus Rio Poma; Rio Pomba/ Minas Gerais/ Brasil.

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Publicado

16-10-2020

Como Citar

AMARAL, T.; RODRIGUES CONDÉ MOTA, S.; REIS DE MIRANDA, P. . . Educação Inclusiva e Educação Profissional: um estudo de estado da arte no banco de Teses e Dissertações da Capes. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e127520, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1275. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1275. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2020-04-23
Accepted 2020-10-02
Published 2020-10-16