O Ensino de análise combinatória como referências curriculares para saberes docentes

Autores

  • Leonardo Kenji Kashimoto Faculdade de Ciências e Tecnologia-FCT-UNESP
  • Raquel Gomes de Oliveira Faculdade de Ciências e Tecnologia-FCT-Unesp

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v1i01.13

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Matemática, Saber Docente, Análise Combinatória.

Resumo

Para os Parâmetros Curriculares Nacionais, a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias é caracterizada pela necessidade de oportunizar aos alunos a construção de sistemas de pensamentos mais abstratos e ressignificativos, atentando para isto a importância da compreensão de fenômenos físicos e sociais e de suas consequências. Este artigo é sobre uma pesquisa que objetivou realizar um levantamento de obstáculos, erros e dificuldades, apresentados por alunos do Ensino Médio quando se trabalhou em sala de aula o conteúdo Análise Combinatória, como meio para que competências e habilidades estruturantes do pensamento abstrato fossem desenvolvidas. De acordo com a análise dos dados, conclui-se que o distanciamento entre a prática pedagógica em sala de aula e a natureza deste conteúdo implicou insatisfatória aprendizagem dos alunos em termos de pensamento abstrato significativo em detrimento de produção simbólica com inconsistente significado matemático para os alunos. 

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Biografia do Autor

Leonardo Kenji Kashimoto, Faculdade de Ciências e Tecnologia-FCT-UNESP

Licenciado em Matemática pela FCT-Unesp, aluno regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Matemática da FCT-UNESP.

Raquel Gomes de Oliveira, Faculdade de Ciências e Tecnologia-FCT-Unesp

Licenciada em Matemática pela FCT-Unesp, com Mestrado em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da UNICAMP e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Durante 16 anos foi professora de Matemática na Educação Básica e atualmente é professora responsável pelas disciplinas Didática e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da FCT-Unesp.

 

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Publicado

22-05-2015

Como Citar

KASHIMOTO, L. K.; GOMES DE OLIVEIRA, R. O Ensino de análise combinatória como referências curriculares para saberes docentes. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 01, p. e1320, 2015. DOI: 10.31417/educitec.v1i01.13. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/13. Acesso em: 7 maio. 2024.