O Ensino de análise combinatória como referências curriculares para saberes docentes
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v1i01.13Palabras clave:
Ensino e Aprendizagem de Matemática, Saber Docente, Análise Combinatória.Resumen
Para os Parâmetros Curriculares Nacionais, a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias é caracterizada pela necessidade de oportunizar aos alunos a construção de sistemas de pensamentos mais abstratos e ressignificativos, atentando para isto a importância da compreensão de fenômenos físicos e sociais e de suas consequências. Este artigo é sobre uma pesquisa que objetivou realizar um levantamento de obstáculos, erros e dificuldades, apresentados por alunos do Ensino Médio quando se trabalhou em sala de aula o conteúdo Análise Combinatória, como meio para que competências e habilidades estruturantes do pensamento abstrato fossem desenvolvidas. De acordo com a análise dos dados, conclui-se que o distanciamento entre a prática pedagógica em sala de aula e a natureza deste conteúdo implicou insatisfatória aprendizagem dos alunos em termos de pensamento abstrato significativo em detrimento de produção simbólica com inconsistente significado matemático para os alunos.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC / SEMTEC, 1999.
BRITO, M. R. F. De (Org.), Solução de Problemas e a Matemática Escolar. Campinas, Alínea, 2006.
BRITO, M. R. F; FINI, L. D. T.; GARCIA, V. J. N. Um Estudo exploratório sobre as relações entre o raciocínio verbal e o raciocínio matemático. Pro-Posições, 5, p. 37-44, 1994.
CHARLES, R. The role of problem solving. Arithmetic Teacher, 32, p. 48-50.1993
CHARLES, R.; LESTER, F. Mathematical Problem Solving. Springhouse, PA: Learning Institute, 1986.
D'AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. Tradução de Maria Cristina Bonome. São Paulo: Livraria da Física, 2007.
DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 2000.
ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. POZO, J. I. (Org.). ECHEVERRÍA, M. D. P. P. A Solução de Problemas: Aprender a Resolver, Resolver para aprender. Porto Alegre: ARTMED. 1998
KRUTETSKII, V. A. The Psychology of Mathematical Abilities in Schoolchildren. KILPATRICK, J.; WIRSZUP, I. (Eds). Chicago: University of Chicago Press. 1976
LEBLANC, J. F. Teaching Textbook Story Problems. Arithmetic Teacher. 29, p. 52-54, 1982
MAYER, R. E. A capacidade para a matemática. STERNBERG, R. As capacidades intelectuais humanas. Uma abordagem em processamento de informação. Porto Alegre: Artes Médicas. 1992
MEDEIROS, C.; PACHECO, A. B., Uma investigação sobre o uso de estratégias para a resolução de problemas verbais em análise combinatória. MARANHÃO, C. (Org.). Educação matemática nos anos finais do ensino fundamental e médio: pesquisas e perspectivas. São Paulo: Musa Editora, 2009.
PIROLA, N. A. ; BURANELLO, L. V. A. A resolução de problemas nas aulas de matemática. Anais do V Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. p. 110-110.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência. (Segunda impressão, 1975). 1994
SCHOENFELD, A. H. Cognitive Science and Mathematics Education. London: Erlbaum. 1987.
SHULMAN, Lee. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. In: Educational Researcher, 15, p. 4 – 14, 1986.
STERNBERG, R. J.(ED.) Thinking and problem solving. Califórnia: Academic Press. 1994.
PIAGET, J. The equilibration of cognitive structures. Chicago: The University of Chicago Press, 1985.
VERGNAUD, G. Teoria dos campos conceituais. In: NASSER, L. (Ed.). SEMINÁRIO
INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 1993, Rio de Janeiro. Anais do Seminário Internacional de Educação Matemática. p. 1-26.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.