Ensino de técnica de estatística multivariada para alunos de cursos de Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1334

Palavras-chave:

Análise de componentes Principais. Software RStudio. Ensino em engenharias.

Resumo

A Análise de Componentes Principais (ACP) é uma ferramenta padrão em análise multivariada aplicada para examinar dados multidimensionais e amplamente utilizada em diferentes áreas do conhecimento, que tem ganhado destaque devido ao aumento no tamanho das bases de dados e surgimento do Big Data. Dessa forma, seu ensino em cursos de engenharia se torna importante, principalmente quando aliada à sua aplicação a softwares livres, de amplo acesso e de fácil aprendizado, como o “RStudio”. O presente artigo tem o objetivo o de apresentar as experiências produzidas a partir de uma aula realizada com alunos do curso de engenharia onde o exemplo utilizado para a aplicação da ACP são tabelas relativas a mortes por acidentes trânsito, em diferentes países do mundo. Pode-se concluir que a metodologia empregada em sala, aula expositiva seguida de prática guiada por vídeos tutoriais, obteve sucesso de forma que os alunos puderam replicar seu aprendizado de forma independente.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

SANTANA CARVALHO, F.; APARECIDA SOARES MACHADO, C.; QUINTANILHA, J. A. Ensino de técnica de estatística multivariada para alunos de cursos de Engenharia . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e133420, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1334. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1334. Acesso em: 20 jul. 2024.
Received 2020-06-17
Accepted 2020-12-07
Published 2020-12-17