Ensino de técnica de estatística multivariada para alunos de cursos de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1334Palabras clave:
Análise de componentes Principais. Software RStudio. Ensino em engenharias.Resumen
A Análise de Componentes Principais (ACP) é uma ferramenta padrão em análise multivariada aplicada para examinar dados multidimensionais e amplamente utilizada em diferentes áreas do conhecimento, que tem ganhado destaque devido ao aumento no tamanho das bases de dados e surgimento do Big Data. Dessa forma, seu ensino em cursos de engenharia se torna importante, principalmente quando aliada à sua aplicação a softwares livres, de amplo acesso e de fácil aprendizado, como o “RStudio”. O presente artigo tem o objetivo o de apresentar as experiências produzidas a partir de uma aula realizada com alunos do curso de engenharia onde o exemplo utilizado para a aplicação da ACP são tabelas relativas a mortes por acidentes trânsito, em diferentes países do mundo. Pode-se concluir que a metodologia empregada em sala, aula expositiva seguida de prática guiada por vídeos tutoriais, obteve sucesso de forma que os alunos puderam replicar seu aprendizado de forma independente.
Descargas
Métricas
Citas
DONY, R. 2001. Karhunen-loeve transform. In The transform and data compression handbook, v. 1, 1-34. Boca Raton: CRC Press, 2001.
GOLD, Philip Anthony. Traffic Saffety – Using Engineering to reduce acidentes. Inter-American Development Bank, 1999.
HOTELLING, Harold. Analysis of a complex of statistical variables into principal components. Journal of Educational Psychology, vol. 24, n. 6, 417–441, 498–520, 1933.
JOLLIFFE, I. T. Principal Component Analysis. 2a ed., Berlin: Springer, 2002
KLAŠNJA-MILI?EVI?, Aleksandra; IVANOVI?, Mirjana; BUDIMAC, Zoran (2017). Data science in education: Big data and learning analytics. Computer Applications In Engineering Education, v. 25, p. 1066–1078, 2017. DOI: 10.1002/cae.21844
LINDNER, Anabele et al. Estimation of transit trip production using Factorial Kriging with External Drift: an aggregated data case study. Geo-spatial Information Science, v. 19, n. 4, p. 245-254. 2016. DOI: 10.1080/10095020.2016.1260811
LOPES, Denise Lima. Norma técnica 223 - Gestão da Informação e Redução de Acidentes de Trânsito no Brasil, Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, 2012.
OECD (2009). Road motor vehicles and road fatalities, em OECD Factbook 2008: Economic, Environmental and Social Statistics, OECD Publishing, Paris. DOI: 10.1787/factbook-2008-89-em
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Global status report on road safety. Suíça, 2018.
PAPADIMITRIOU, Eleonora; YANNIS, George. Is road safety management linked to road safety performance? Accident Analysis and Prevention, v. 59, 593–603, 2013. 10.1016/j.aap.2013.07.015
PEARSON, Karl. On lines and planes of closest fit to systems of points in space. Philosophical Magazine, vol. 2, n. 6, 559–572, 1901.
PITOMBO, Cira Souza; GOMES, Monique Martins. Study of Work-Travel Related Behavior Using Principal Component Analysis. Open Journal of Statistics, v. 4, p. 889-901, 2014. DOI: 10.4236/ojs.2014.411084
WEGMAN, F. The future of road safety: A worldwide perspective. International Association of Traffic and Safety Sciences, n. 40, p. 66-71, 2016. DOI: 10.1016/j.iatssr.2016.05.003
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2020-12-07
Publicado 2020-12-17