Estratégias de divulgação científica para crianças através de desenhos animados da TV

Autores

  • Jhonatan Luan de Almeida Xavier Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino
  • Carolina Brandão Gonçalves Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.146

Palavras-chave:

Educação, Divulgação Científica, Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo divulgar a ciência para crianças do primeiro ano do ensino fundamental através de desenhos animados da TV. Para alcançar os resultados, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo em uma escola pública da cidade de Manaus. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa através de observação participante durante um período de onze meses no ano de 2015. Como resultados significativos, observamos que a divulgação científica para crianças, a partir dos desenhos animados da TV, constitui-se como uma estratégia valiosa para desenvolver e democratizar os conteúdos científicos no Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jhonatan Luan de Almeida Xavier, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – Universidade do Estado do Amazonas, Professor da Rede Estadual Pública do Amazonas.

Carolina Brandão Gonçalves, Universidade do Estado do Amazonas

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia.

Referências

ACCIOLY, Denise Cortez da Silva. Educação para a mídia: a televisão como instrumento pedagógico e objeto de estudo. 2005. Disponível em: <http://www.twiki.ufba.br/twiki/pub/GEC/TrabalhoAno2005/educacao_para_a_midia.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2016.

BLOG MUNDO ANIMADO. Estreia: Sid O Cientista. 2009. Disponível em: <http://nomundoanimado.blogspot.com.br/2009/05/estreia-sid-o-cientista.html>. Acesso em: 11 ago 2015.

BLOG SUPER ANIMES. Johnny Test. s.d. Disponível em: <http://www.superanimes.com/johnny-test>. Acesso em: 09 set. 2016.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LAGO, Washington Luiz Alves do; ARAÚJO. Joniel Mendes; SILVA, Luciana Barboza. Interdisciplinaridade e ensino de ciências: perspectivas e aspirações atuais do ensino. Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, Rio Grande do Norte, v. 1, n.11, fev. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6629>. Acesso em: 03 jun. 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: HUCITEC, 2003.

PAULA, Eder Spuri de; JUNIOR, Antonio Fernandes Nascimento. O desenho animado como ferramenta pedagógica: relato de uma experiência na disciplina de ensino de ciências. 2014. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0819-1.pdf>. Acesso em: 11 ago 2015.

PINTO, Manuel. A televisão no quotidiano das crianças. 2000. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/40229/1/MP_2000_a_televisao_criancas.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2016.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Ciência e poder no universo simbólico do desenho animado. In: MASSARANI, Luisa.; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima (Orgs.) Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

XAVIER, J. L. de A.; GONÇALVES, C. B. Estratégias de divulgação científica para crianças através de desenhos animados da TV. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 05, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i05.146. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/146. Acesso em: 5 maio. 2024.
Received 2016-11-02
Accepted 2017-06-09
Published 2017-06-30