Estratégias de divulgação científica para crianças através de desenhos animados da TV
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.146Palabras clave:
Educação, Divulgação Científica, Aprendizagem.Resumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo divulgar a ciência para crianças do primeiro ano do ensino fundamental através de desenhos animados da TV. Para alcançar os resultados, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo em uma escola pública da cidade de Manaus. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa através de observação participante durante um período de onze meses no ano de 2015. Como resultados significativos, observamos que a divulgação científica para crianças, a partir dos desenhos animados da TV, constitui-se como uma estratégia valiosa para desenvolver e democratizar os conteúdos científicos no Ensino de Ciências.
Descargas
Métricas
Citas
ACCIOLY, Denise Cortez da Silva. Educação para a mídia: a televisão como instrumento pedagógico e objeto de estudo. 2005. Disponível em: <http://www.twiki.ufba.br/twiki/pub/GEC/TrabalhoAno2005/educacao_para_a_midia.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2016.
BLOG MUNDO ANIMADO. Estreia: Sid O Cientista. 2009. Disponível em: <http://nomundoanimado.blogspot.com.br/2009/05/estreia-sid-o-cientista.html>. Acesso em: 11 ago 2015.
BLOG SUPER ANIMES. Johnny Test. s.d. Disponível em: <http://www.superanimes.com/johnny-test>. Acesso em: 09 set. 2016.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. 6. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LAGO, Washington Luiz Alves do; ARAÚJO. Joniel Mendes; SILVA, Luciana Barboza. Interdisciplinaridade e ensino de ciências: perspectivas e aspirações atuais do ensino. Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, Rio Grande do Norte, v. 1, n.11, fev. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/6629>. Acesso em: 03 jun. 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: HUCITEC, 2003.
PAULA, Eder Spuri de; JUNIOR, Antonio Fernandes Nascimento. O desenho animado como ferramenta pedagógica: relato de uma experiência na disciplina de ensino de ciências. 2014. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0819-1.pdf>. Acesso em: 11 ago 2015.
PINTO, Manuel. A televisão no quotidiano das crianças. 2000. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/40229/1/MP_2000_a_televisao_criancas.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2016.
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Ciência e poder no universo simbólico do desenho animado. In: MASSARANI, Luisa.; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima (Orgs.) Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2017-06-09
Publicado 2017-06-30