Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1981

Palavras-chave:

Educação, Ensino Tecnológico, Equação civilizatória, Dignidade humana

Resumo

Abrindo a Revista Educitec, na seção Entrevista, a professora do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico/PPGET, Ana Cláudia R. de Souza, conversa com o pesquisador Walter A. Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina, num diálogo sobre as questões voltadas à reflexão, à crítica e à humanização no ensino tecnológico, na identificação de que vivemos hoje no mesmo volume de controle, o planeta Terra. Engenheiro de formação e doutor em Educação, com uma vasta atuação nas discussões sobre questões da sociedade atual, Bazzo desenvolve o conceito de equação civilizatória, na relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Provocador, afirma que hoje, os programas de pós-graduação são muito letárgicos, em termos de promover reflexões quando se trata de educação científica e tecnológica, bem como sobre a desigualdade social, que se constitui em uma variável contemporânea e implica a diminuição da dignidade humana, cada vez mais aviltada em nosso processo civilizatório. Trata-se de uma entrevista que transita por vários temas, indica ampla literatura para consulta e apresenta que o engenheiro não pode ser apenas aquele sujeito sabedor de como se produz algo, mas deve, sim, pergunta-se o porquê, para quê e para quem a produção está sendo realizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Walter A. Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador e atual coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET). Autor de vários livros, possui experiência na área de Educação Tecnológica , atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico. Desde 2013 vem trabalhando com ênfase nas variáveis contemporâneas que compõem a Equação Civilizatória.

Ana Claudia Ribeiro de Souza, Instituto Federal do Amazonas

Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Doutorado em História Social e Mestrado em História da Ciência pela PUC/SP. Atua como professora permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico, na linha de pesquisa Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico e no Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica, com pesquisas na área da Educação Tecnológica, com os temas História da Ciência e Ensino Profissional. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFAM. Atuou em diversos cargos na gestão institucional.

Referências

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 6. ed. Florianópolis: Ed.UFSC, 2020.

BAZZO, W.A. De técnico e de humano: questões contemporâneas. 3. Ed. Florianópolis: Ed.UFSC, 2019.

BREGMAN, R. Utopia para realistas: como construir um mundo melhor. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

DIAMOND, J. O mundo até ontem: o que podemos aprender com as sociedades tradicionais. Rio de Janeiro: Record, 2014.

DIAMOND, J. Armas, germes e aço: os destinos das sociedades humanas. Rio de Janeiro: Record, 2006.

GALEANO, E. De pernas pro ar. A escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM,1999.

GONÇALVES, C. W. P. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2015.

HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SCHWAB, K. M. A quarta revolução industrial. São Paulo, SP: Edipro, 2016.

Downloads

Publicado

21-03-2022

Como Citar

BAZZO, W. A.; SOUZA, A. C. R. de. Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e198122, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1981. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1981. Acesso em: 30 abr. 2024.