Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1981Palavras-chave:
Educação, Ensino Tecnológico, Equação civilizatória, Dignidade humanaResumo
Abrindo a Revista Educitec, na seção Entrevista, a professora do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico/PPGET, Ana Cláudia R. de Souza, conversa com o pesquisador Walter A. Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina, num diálogo sobre as questões voltadas à reflexão, à crítica e à humanização no ensino tecnológico, na identificação de que vivemos hoje no mesmo volume de controle, o planeta Terra. Engenheiro de formação e doutor em Educação, com uma vasta atuação nas discussões sobre questões da sociedade atual, Bazzo desenvolve o conceito de equação civilizatória, na relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Provocador, afirma que hoje, os programas de pós-graduação são muito letárgicos, em termos de promover reflexões quando se trata de educação científica e tecnológica, bem como sobre a desigualdade social, que se constitui em uma variável contemporânea e implica a diminuição da dignidade humana, cada vez mais aviltada em nosso processo civilizatório. Trata-se de uma entrevista que transita por vários temas, indica ampla literatura para consulta e apresenta que o engenheiro não pode ser apenas aquele sujeito sabedor de como se produz algo, mas deve, sim, pergunta-se o porquê, para quê e para quem a produção está sendo realizada.
Downloads
Metrics
Referências
BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 6. ed. Florianópolis: Ed.UFSC, 2020.
BAZZO, W.A. De técnico e de humano: questões contemporâneas. 3. Ed. Florianópolis: Ed.UFSC, 2019.
BREGMAN, R. Utopia para realistas: como construir um mundo melhor. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
DIAMOND, J. O mundo até ontem: o que podemos aprender com as sociedades tradicionais. Rio de Janeiro: Record, 2014.
DIAMOND, J. Armas, germes e aço: os destinos das sociedades humanas. Rio de Janeiro: Record, 2006.
GALEANO, E. De pernas pro ar. A escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM,1999.
GONÇALVES, C. W. P. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2015.
HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
SCHWAB, K. M. A quarta revolução industrial. São Paulo, SP: Edipro, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.