Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1981

Palabras clave:

Educação, Ensino Tecnológico, Equação civilizatória, Dignidade humana

Resumen

Abrindo a Revista Educitec, na seção Entrevista, a professora do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico/PPGET, Ana Cláudia R. de Souza, conversa com o pesquisador Walter A. Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina, num diálogo sobre as questões voltadas à reflexão, à crítica e à humanização no ensino tecnológico, na identificação de que vivemos hoje no mesmo volume de controle, o planeta Terra. Engenheiro de formação e doutor em Educação, com uma vasta atuação nas discussões sobre questões da sociedade atual, Bazzo desenvolve o conceito de equação civilizatória, na relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Provocador, afirma que hoje, os programas de pós-graduação são muito letárgicos, em termos de promover reflexões quando se trata de educação científica e tecnológica, bem como sobre a desigualdade social, que se constitui em uma variável contemporânea e implica a diminuição da dignidade humana, cada vez mais aviltada em nosso processo civilizatório. Trata-se de uma entrevista que transita por vários temas, indica ampla literatura para consulta e apresenta que o engenheiro não pode ser apenas aquele sujeito sabedor de como se produz algo, mas deve, sim, pergunta-se o porquê, para quê e para quem a produção está sendo realizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Walter, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador e atual coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET). Autor de vários livros, possui experiência na área de Educação Tecnológica , atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico. Desde 2013 vem trabalhando com ênfase nas variáveis contemporâneas que compõem a Equação Civilizatória.

Ana Claudia, Instituto Federal do Amazonas

Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Doutorado em História Social e Mestrado em História da Ciência pela PUC/SP. Atua como professora permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico, na linha de pesquisa Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico e no Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica, com pesquisas na área da Educação Tecnológica, com os temas História da Ciência e Ensino Profissional. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFAM. Atuou em diversos cargos na gestão institucional.

Citas

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 6. ed. Florianópolis: Ed.UFSC, 2020.

BAZZO, W.A. De técnico e de humano: questões contemporâneas. 3. Ed. Florianópolis: Ed.UFSC, 2019.

BREGMAN, R. Utopia para realistas: como construir um mundo melhor. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

DIAMOND, J. O mundo até ontem: o que podemos aprender com as sociedades tradicionais. Rio de Janeiro: Record, 2014.

DIAMOND, J. Armas, germes e aço: os destinos das sociedades humanas. Rio de Janeiro: Record, 2006.

GALEANO, E. De pernas pro ar. A escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM,1999.

GONÇALVES, C. W. P. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2015.

HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SCHWAB, K. M. A quarta revolução industrial. São Paulo, SP: Edipro, 2016.

Publicado

2022-03-21

Cómo citar

WALTER A.; ANA CLAUDIA RIBEIRO DE. Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória. Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e198122, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1981. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1981. Acesso em: 16 may. 2024.