Tecnologias Digitais na Educação Básica
percepções e concepções discentes
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2300Palavras-chave:
Percepção e concepção discente, Ensino de Química, TDICResumo
No âmbito deste estudo, derivado de uma dissertação, é abordada a significância da integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto do ensino de química, salientando-se que tais recursos tecnológicos conferem maior atratividade e dinamismo às atividades de ensino. O objetivo da pesquisa se concentra na análise das concepções e percepções discentes no que concerne à incorporação das TDIC nas aulas de química. Este estudo, de natureza básica e abordagem qualitativa, foi conduzido junto a 20 discentes do curso de formação de docentes de uma instituição de ensino pública, no Estado do Paraná. A construção de dados deu-se mediante a utilização de um questionário semiestruturado, cujas respostas foram submetidas a uma análise descritiva-analítica. Os resultados revelaram a aspiração dos alunos por uma abordagem pedagógica pautada na utilização de recursos tecnológicos nas aulas de química, uma vez que tais recursos são pouco explorados durante o ensino. Especificamente, 75% dos participantes indicaram preferência pela "Explicação no quadro e exercícios" como os recursos que consideram pertinente para otimizar a aprendizagem em sala de aula. Tal preferência, embora compreensível devido à prevalência desses métodos tradicionais nas aulas de química, evidencia a necessidade de transformação desse cenário. Apesar da escassa exposição dos alunos às TDIC no contexto escolar, é perceptível o anseio por uma abordagem didática mais dinâmica, que integre jogos tecnológicos, aplicativos e software.
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Accepted 2024-01-24
Published 2024-01-25