Alfabetização científica e tecnológica: uma necessidade à formação docente

Autores

  • Isabela do Couto Torres Instituto Federal de Roraima
  • Jaci Lima da Silva Instituto Federal de Roraima
  • Fábia Micheline Duarte Alves Instituto Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.231

Palavras-chave:

Ciência, tecnologia e sociedade. Alfabetização científica e tecnológica. Formação docente.

Resumo

É inquestionável a importância do desenvolvimento científico e tecnológico para a humanidade. No entanto, os impactos decorrentes deste processo nos exigem uma postura crítica-reflexiva em relação aos avanços tecnocientíficos e seus efeitos na e para a sociedade. Neste trabalho propomos uma formação docente fundamentada nos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), com vistas a “Alfabetização Científica e Tecnológica”, onde se sugere tal abordagem como forma de elevar a consciência crítica dos professores quanto à sua práxis pedagógica, ampliando horizontes para reflexão e questionamentos frente a estas mudanças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre formação de professores e estudos sociais da ciência e da tecnologia em que apontamos a abordagem CTS como uma alternativa para a construção dessa percepção crítica e capacidade de atuar junto à realidade em que presenciamos imposta pela própria evolução no campo do conhecimento humano.

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Biografia do Autor

Isabela do Couto Torres, Instituto Federal de Roraima

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima(2016), Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília(2014). Bacharel e Licenciada em Geografia pelo Centro Universitário de Brasília (2007). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil(2014). Tem experiência em docência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Educação, Direitos Humanos e minorias étnicas. É servidora efetiva do Instituto Federal de Roraima no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais.

Jaci Lima da Silva, Instituto Federal de Roraima

Possui graduação em Engeª Modalidade Eletrônica (Telecomunicações) pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1980), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Roraima (2002), graduação em Licenciatura em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica dp Paraná (1992), Especialização em Engenharia de Produção pela UFSC (1990), mestrado em Ciência de la Educación Superior pela Universidade Camilo Cienfuego (2000), revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2011). Atualmente é professor de 1º e 2º grau do Instituto Federal de Roraima, professor efetivo do curso de mestrado em edu da Universidade Estadual de Roraima.

Fábia Micheline Duarte Alves, Instituto Federal de Roraima

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima(2016). Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior (2008) e Licenciatura em Ciências Biológicas (2014), Pós-graduação em MBA em Gestão Hospitalar pela FATEC Internacional e Pós-graduação Lato Sensu em Docência no Ensino Profissional e Tecnológico com Ênfase em Desenvolvimento Sustentável pelo IFRR. Atualmente trabalho no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, no cargo de Técnico Administrativo. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

TORRES, I. do C.; DA SILVA, J. L.; ALVES, F. M. D. Alfabetização científica e tecnológica: uma necessidade à formação docente. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 06, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i06.231. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/231. Acesso em: 6 maio. 2024.
Received 2017-02-15
Accepted 2017-08-31
Published 2017-12-31