Alfabetização científica e tecnológica: uma necessidade à formação docente
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.231Palabras clave:
Ciência, tecnologia e sociedade. Alfabetização científica e tecnológica. Formação docente.Resumen
É inquestionável a importância do desenvolvimento científico e tecnológico para a humanidade. No entanto, os impactos decorrentes deste processo nos exigem uma postura crítica-reflexiva em relação aos avanços tecnocientíficos e seus efeitos na e para a sociedade. Neste trabalho propomos uma formação docente fundamentada nos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), com vistas a “Alfabetização Científica e Tecnológica”, onde se sugere tal abordagem como forma de elevar a consciência crítica dos professores quanto à sua práxis pedagógica, ampliando horizontes para reflexão e questionamentos frente a estas mudanças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre formação de professores e estudos sociais da ciência e da tecnologia em que apontamos a abordagem CTS como uma alternativa para a construção dessa percepção crítica e capacidade de atuar junto à realidade em que presenciamos imposta pela própria evolução no campo do conhecimento humano.
Descargas
Métricas
Citas
AULER, Décio; BAZZO, Walter Antonio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.
BAZZO, Walter Antonio et al. Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OIE), 2003. Disponível em: <http://www.oei.es/historico/salactsi/introducaoestudoscts.php>. Acesso em: 12 set 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Documento Base. 2007. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf >. Acesso em: 10 fev. 2017.
DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação. n. 18, p. 35-40, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a04>. Acesso em: 10 fev 2017.
FOUREZ, Gérard. Alfabetización Científica e Tecnológica: a cerca de lãs finalidades de la enseñanza de lãs ciências. Argentina: Ediciones Colihue, 1997.
LEITE, Ana Cláudia de Oliveira; FERRAZ, Maria Cristina Comunian; ROTHBERG, Danilo. Ciência, Tecnologia e Sociedade: reflexões sobre a comunicação e a participação pública. In: LECOMCIENCIA - SEMINARIO LECOTEC DE COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA, 2., 2009, São Paulo, Anais... São Paulo: UNESP, 2009, p. 30-42.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evando (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación. n. 49/1, mar 2009. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2015.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575/9519>. Acesso em: Acesso 21 de nov. 2016.
SEVERINO, Antônio Joaquim; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes Formação docente: Rupturas e possibilidade. Campinas, SP: Papirus, 2002.
SOUZA, Fábio L. Uma Contribuição Teórica Da Utilização Da Abordagem Cts No Ensino De Ciências. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Pará, v. 9, n. 17, jul./dez. 2012, p.109-121. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/viewFile/1656/208>. Acesso 21 de nov. 2016.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2017-08-31
Publicado 2017-12-31