A abordagem mista de pesquisa nas dissertações de mestrados profissionais em educação e tecnologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2313Palavras-chave:
abordagens da pesquisa, metodologia da pesquisa, critérios da pesquisa, mestrado profissionalResumo
O presente estudo divulga os achados de uma investigação conduzida em dissertações de mestrados profissionais oriundas de diversas instituições brasileiras. O objetivo foi categorizar as investigações que adotaram a abordagem mista por meio de pesquisa documental, considerando um recorte de dissertações de mestrado profissional, contextualizadas em áreas de concentração de educação e ensino de tecnologia, com foco na metodologia empregada. O objetivo do estudo é de natureza exploratória e descritiva, cujo desenho consiste em método misto sequencial explanatório. Na primeira fase, foram analisadas 667 dissertações de 13 instituições brasileiras, nas quais se identificou que 136 (20,4%) adotaram a abordagem mista. Já na segunda etapa, a análise restringiu-se às 136 dissertações com abordagem mista: desse conjunto, somente 22 (16,2%) contemplavam todos os critérios estabelecidos (natureza, objetivos, abordagem, procedimentos, instrumentos, apresentação dos resultados e análise dos resultados), o que significa que 114 (83,8%) apresentaram algum déficit em relação aos critérios estabelecidos. Pode se inferir, a partir do recorte estabelecido, que a abordagem mista é a menos predominante em pesquisas científicas, sendo a qualitativa a mais recorrente, o que pode ser atribuído a fatores como questões de formação inicial, falta de familiaridade com técnicas quantitativas ou ainda a percepção de que dados quantitativos não permitem uma análise com maior profundidade dos problemas de pesquisa.
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Accepted 2024-01-25
Published 2024-01-25