Construindo pontes entre o Design Thinking e a aprendizagem criativa
possibilidades para o ensino tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2324Palavras-chave:
Aprendizagem criativa, Design Thinking, Educação para Inovação, Ensino TecnológicoResumo
O presente artigo tem como objetivo estabelecer convergências entre a abordagem Design Thinking, aplicada a contextos educacionais, sob a ótica de Tim Brown, e a aprendizagem criativa, baseada no livro Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e para todos, de Mitchel Resnick, na perspectiva de um Ensino Tecnológico Inovador (ETI). Adotando como metodologia a pesquisa bibliográfica, utilizou-se a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin. Os dados foram sintetizados a partir da construção de dois mapas mentais. Como resultado, foi possível a construção de costuras consistentes entre os conceitos gerais de ambas as abordagens, reforçadas pelos cinco componentes da espiral da aprendizagem criativa, e entre cada uma das etapas do Design Thinking. Conclui-se que as abordagens, apesar de distintas, têm um objetivo semelhante: fornecer ferramentas para que as pessoas possam desenvolver seu potencial criativo. As relações estabelecidas vão ao encontro da perspectiva do ETI, pois revelaram a importância do protagonismo dos estudantes, da relação entre a teoria e a prática e da própria reflexão crítica acerca dos impactos da tecnologia e do caráter social do conhecimento.
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Accepted 2024-01-25
Published 2024-01-25