Construindo pontes entre o Design Thinking e a aprendizagem criativa

possibilidades para o ensino tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2324

Palavras-chave:

Aprendizagem criativa, Design Thinking, Educação para Inovação, Ensino Tecnológico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estabelecer convergências entre a abordagem Design Thinking, aplicada a contextos educacionais, sob a ótica de Tim Brown, e a aprendizagem criativa, baseada no  livro Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e para todos, de Mitchel Resnick, na perspectiva de um Ensino Tecnológico Inovador (ETI). Adotando como metodologia a pesquisa bibliográfica, utilizou-se a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin. Os dados foram  sintetizados a partir da construção de dois mapas mentais. Como resultado, foi possível a construção de costuras consistentes entre os conceitos gerais de ambas as abordagens, reforçadas pelos cinco componentes da espiral da aprendizagem criativa, e entre cada uma das etapas do Design Thinking. Conclui-se que as abordagens, apesar de distintas, têm um objetivo semelhante: fornecer ferramentas para que as pessoas possam desenvolver seu potencial criativo. As relações estabelecidas vão ao encontro da perspectiva do ETI, pois revelaram a importância do protagonismo dos estudantes, da relação entre a teoria e a prática e da própria reflexão crítica acerca dos impactos da tecnologia e do caráter social do conhecimento.   

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Biografia do Autor

Luciano Andreatta Carvalho da Costa , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É professor do curso de Engenharia Civil da FTEC - Faculdade de Tecnologia e Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. É vice-coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

Rodrigo Moreira Barreto, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Professor, pesquisador e desenvolvedor, Bacharel em Ciência da Computação (PUCRS/2014) e Mestre em Educação (UERGS/2022) com ênfase em pesquisa científica e tecnológica (atuando em projeto de relevância junto à Marinha Americana durante bolsa no VHLAB / Virtual Humans Laboratory, da PUCRS, com artigo publicado em conferência A1). Experiência de mais de 20 anos no ensino de programação, lógica e matemática para computação, na análise e desenvolvimento de softwares em diferentes linguagens, além de treinamentos de softwares para clientes e equipes. Responsável pelo desenvolvimento do plano de ensino da disciplina de IOT (Internet of Thinks) e Aplicativos 1 (Android nativo) da QI Faculdade e Escola Técnica. Profissional de TI criativo com expertise na integração de soluções diversas de hardware e software, com projetos premiados em feiras tecnológicas nacionais e internacionais. Mestre em Educação e Bacharel em Ciência da Computação Atualmente, vice-presidente Social de Talentos da AGTI (Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí), Coordenador do Centro de Pesquisa Joseph Elbling e integrante da mesa de trabalho do Grupo de Educação no InovaRS (Região Metropolitana e Litoral Norte).

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

COSTA , L. A. C. da; BARRETO, R. M. Construindo pontes entre o Design Thinking e a aprendizagem criativa: possibilidades para o ensino tecnológico . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e232424, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2324. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2324. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino Tecnológico e Inovação: perspectivas para o futuro próximo
Received 2023-11-19
Accepted 2024-01-25
Published 2024-01-25