Construyendo puentes entre el pensamiento de diseño y aprendizaje creativo

posibilidades para la educación tecnológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2324

Palabras clave:

Aprendizaje creativo, Design Thinking, Educación para la innovación, Educación Tecnológica

Resumen

El presente artículo tiene como objetivo establecer convergencias entre el enfoque Design Thinking, aplicado en contextos educativos desde la perspectiva de Tim Brown, y el aprendizaje creativo, basado en el libro 'Lifelong Kindergarten: Cultivando la creatividad a través de proyectos, pasión, compañeros y juego' de Mitchel Resnick, en el marco de una Educación Tecnológica Innovadora - ETI. Adoptando como metodología la investigación bibliográfica, se utilizó el Análisis de Contenido desde la perspectiva de Bardin. Los datos fueron sintetizados a partir de la construcción de dos mapas mentales. Como resultado, se logró la construcción de conexiones consistentes entre los conceptos generales de ambas aproximaciones, reforzadas por los cinco componentes de la espiral del aprendizaje creativo, y entre cada una de las etapas del Design Thinking. Se concluye que, a pesar de sus diferencias, ambas aproximaciones tienen un objetivo similar: proporcionar herramientas para que las personas puedan desarrollar su potencial creativo. Las relaciones establecidas coinciden con la perspectiva del ETI, ya que revelaron la importancia del protagonismo de los estudiantes, de la relación entre la teoría y la práctica, y de la propia reflexión crítica sobre los impactos de la tecnología y el carácter social del conocimiento.

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Biografía del autor/a

Luciano Andreatta Carvalho da, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É professor do curso de Engenharia Civil da FTEC - Faculdade de Tecnologia e Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. É vice-coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

Rodrigo Moreira Barreto, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Professor, pesquisador e desenvolvedor, Bacharel em Ciência da Computação (PUCRS/2014) e Mestre em Educação (UERGS/2022) com ênfase em pesquisa científica e tecnológica (atuando em projeto de relevância junto à Marinha Americana durante bolsa no VHLAB / Virtual Humans Laboratory, da PUCRS, com artigo publicado em conferência A1). Experiência de mais de 20 anos no ensino de programação, lógica e matemática para computação, na análise e desenvolvimento de softwares em diferentes linguagens, além de treinamentos de softwares para clientes e equipes. Responsável pelo desenvolvimento do plano de ensino da disciplina de IOT (Internet of Thinks) e Aplicativos 1 (Android nativo) da QI Faculdade e Escola Técnica. Profissional de TI criativo com expertise na integração de soluções diversas de hardware e software, com projetos premiados em feiras tecnológicas nacionais e internacionais. Mestre em Educação e Bacharel em Ciência da Computação Atualmente, vice-presidente Social de Talentos da AGTI (Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí), Coordenador do Centro de Pesquisa Joseph Elbling e integrante da mesa de trabalho do Grupo de Educação no InovaRS (Região Metropolitana e Litoral Norte).

Citas

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Publicado

2024-01-25

Cómo citar

LUCIANO ANDREATTA CARVALHO DA; BARRETO, R. M. Construyendo puentes entre el pensamiento de diseño y aprendizaje creativo: posibilidades para la educación tecnológica. Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e232424, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2324. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2324. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

Dossier Educación Tecnológica e Innovación: perspectivas de futuro próximo
Recibido 2023-11-19
Aceptado 2024-01-25
Publicado 2024-01-25