Building Bridges Between Design Thinking and creative learning

possibilities for technological education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2324

Keywords:

Creative learning, Design Thinking, Educational Innovation, Technological Education

Abstract

The present paper aims to establish convergences between the Design Thinking approach, applied to educational contexts from the perspective of Tim Brown, and creative learning based on the book 'Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play' by Mitchel Resnick, within the framework of Innovative Technological Education – ITE. Adopting bibliographic research as the methodology, qualitative Content Analysis, following Bardin's perspective, was employed. The data were synthesized through the construction of two mind maps. As a result, it was possible to establish consistent connections between the general concepts of both approaches, reinforced by the five components of the creative learning spiral, and among each of the stages of Design Thinking. It is concluded that, despite their differences, the approaches share a similar objective: to provide tools for individuals to develop their creative potential. The established relationships align with the perspective of ITE, as they revealed the importance of student protagonism, the relationship between theory and practice, and the critical reflection on the impacts of technology and the social nature of knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luciano Andreatta Carvalho da, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É professor do curso de Engenharia Civil da FTEC - Faculdade de Tecnologia e Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. É vice-coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

Rodrigo Moreira Barreto, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Professor, pesquisador e desenvolvedor, Bacharel em Ciência da Computação (PUCRS/2014) e Mestre em Educação (UERGS/2022) com ênfase em pesquisa científica e tecnológica (atuando em projeto de relevância junto à Marinha Americana durante bolsa no VHLAB / Virtual Humans Laboratory, da PUCRS, com artigo publicado em conferência A1). Experiência de mais de 20 anos no ensino de programação, lógica e matemática para computação, na análise e desenvolvimento de softwares em diferentes linguagens, além de treinamentos de softwares para clientes e equipes. Responsável pelo desenvolvimento do plano de ensino da disciplina de IOT (Internet of Thinks) e Aplicativos 1 (Android nativo) da QI Faculdade e Escola Técnica. Profissional de TI criativo com expertise na integração de soluções diversas de hardware e software, com projetos premiados em feiras tecnológicas nacionais e internacionais. Mestre em Educação e Bacharel em Ciência da Computação Atualmente, vice-presidente Social de Talentos da AGTI (Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí), Coordenador do Centro de Pesquisa Joseph Elbling e integrante da mesa de trabalho do Grupo de Educação no InovaRS (Região Metropolitana e Litoral Norte).

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARRETO, R. M. O ensino técnico além da técnica: Design Thinking e aprendizagem significativa. 2022. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório, 2022.

BAZZO, W. A. Cultura científica versus humanística: CTS é o elo? Revista Iberoamericana de Educación (Impressa), v. 58, p. 61-79, 2012. DOI: https://doi.org/10.35362/rie580473

BAZZO, W. A. De técnico e de humano: questões contemporâneas. 3. ed. atual. e ampl. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2019.

BAZZO, W. A.; ANDREATTA-DA-COSTA, L. A Revolução 4.0 e seus impactos na formação do professor em Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 3, p. 28-39, 2019. DOI: 10.37702/REE2236-0158.v38n3p28-39.2019

BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BROWN, T. Design Thinking para educadores. Versão brasileira pelo Instituto Akatu. 2014. Disponível em: http://www.dtparaeducadores.org.br. Acesso em: 5 jan. 2022.

CAVALCANTI, C.; FILATRO, A. Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Somos Educação e Saraiva Editora, 2017.

CIVIERO, P. A. G ; BAZZO, W. A. Equação civilizatória: gênese e estrutura. Revista Dynamis, Blumenau, v. 28, n. 2, p. 97-114, 2022. DOI: https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n2p97-114

FARIAS, M. S. F. de; MENDONÇA, A. P. Design Thinking como percurso metodológico para construção de produto educacional: uma experiência no mestrado profissional na área de ensino. Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 7, p. e103621-e103621, 2021. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1036

PAPERT, S. LOGO: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.

RESNICK, M. Jardim de Infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2020.

RESNICK, M. All I Really Need to Know (About Creative Thinking)

I Learned (By Studying How Children Learn) in Kindergarten. Disponível em: https://web.media.mit.edu/~mres/papers/kindergarten-learning-approach.pdf. Acesso em: 5 dez. 2021.

ROCHA, J. Design Thinking na formação de professores: novos olhares para os desafios da educação. In: BACICH, L. (org.); MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2017. p. 174-195.

ROSA, A. H.; NASCIMENTO-E-SILVA, D. Conceptual foundations of technology and technological teaching: concepts, conceptions, and teaching performance. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 6, p. e44211629482, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i6.29482. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29482. Acesso em: 20 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29482

SILVA, R. O.; ATAIDE, J. A. O.; RIVERA, J. A.; NASCIMENTO-E-SILVA, D. Educação maker: entre teorias e práticas na educação profissional e tecnológica. In: DICKMANN, I. (org.). Esperançar: criar e recriar a educação. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2023. v. 1, p. 362-375.

Published

2024-01-25

How to Cite

LUCIANO ANDREATTA CARVALHO DA; BARRETO, R. M. Building Bridges Between Design Thinking and creative learning: possibilities for technological education . Educitec - Journal of Studies and Research on Technological Teaching , Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e232424, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2324. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2324. Acesso em: 14 may. 2024.

Issue

Section

Dossier Technological Education and Innovation: perspectives for the near future
Received 2023-11-19
Accepted 2024-01-25
Published 2024-01-25