O papel da Inteligência Artificial no Ensino Tecnológico

implicações emergentes

Autores

  • Eziquiel Menta Universidade Federal do Paraná
  • Glaucia da Silva Brito Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2325

Palavras-chave:

Ensino Tecnológico., Inteligência Artificial, Formação Continuada de Professores

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, que consistiu na coleta de informações a partir de textos, livros, artigos e demais materiais de caráter científico sobre a Inteligência Artificial (IA) na educação. Para a seleção de artigos, livros e sites relevantes, recorremos a ferramentas de IA, especificamente o ChatGPT e o Researchrabbitapp. O problema que norteia esta etapa da pesquisa é: considerando a implementação da IA nas instituições de ensino quais implicações essas tendências podem ter para a educação? A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, de natureza interpretativa. Estabelecemos critérios de relevância para a escolha dos artigos, incluindo a quantidade de referências em outras publicações, acessos, avaliação entre pares, perfil dos autores, entre outros, e priorizamos os mais recentes (últimos 5 anos). As principais implicações detectadas foram: reconhecer as potencialidades que a IA possui em relação a sua aplicabilidade na educação, a necessidade de formação continuada de professores para que estes possam desenvolver habilidades de IA que envolva uma avaliação crítica do uso, a privacidade e segurança dos dados, a personalização do ensino, a reconfiguração da prática docente, a inclusão e a equidade na implementação da IA na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eziquiel Menta, Universidade Federal do Paraná

Doutorando, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná

Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da UFPR.

Referências

CHATGPT: os impactos da Inteligência Artificial na educação - com Dora Kaufman, especialista em IA. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (30 min). 24 maio 2023. Publicado pelo canal Bett. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sND4MPHzJZ4. Acesso em: 18 jun. 2023.

BERG, M.; RENSFELDT, A. B. Automation in Education: A Historical Inquiry into the Mundane and Exceptional Powers of Technology in Schools. Postdigital Science and Education, [S. l.], v. 5, p. 25-43, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s42438-022-00344-x.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s42438-022-00344-x

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

MENTA, E.; BRITO, G. da S. O papel da Inteligência Artificial no Ensino Tecnológico: implicações emergentes . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e232524, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2325. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2325. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino Tecnológico e Inovação: perspectivas para o futuro próximo
Received 2023-11-23
Accepted 2024-01-25
Published 2024-01-25