O papel da Inteligência Artificial no Ensino Tecnológico

implicações emergentes

Autores

  • Eziquiel Menta Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Glaucia da Silva Brito Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2325

Palavras-chave:

Ensino Tecnológico., Inteligência Artificial, Formação Continuada de Professores

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, que consistiu na coleta de informações a partir de textos, livros, artigos e demais materiais de caráter científico sobre a Inteligência Artificial (IA) na educação. Para a seleção de artigos, livros e sites relevantes, recorremos a ferramentas de IA, especificamente o ChatGPT e o Researchrabbitapp. O problema que norteia esta etapa da pesquisa é: considerando a implementação da IA nas instituições de ensino quais implicações essas tendências podem ter para a educação? A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, de natureza interpretativa. Estabelecemos critérios de relevância para a escolha dos artigos, incluindo a quantidade de referências em outras publicações, acessos, avaliação entre pares, perfil dos autores, entre outros, e priorizamos os mais recentes (últimos 5 anos). As principais implicações detectadas foram: reconhecer as potencialidades que a IA possui em relação a sua aplicabilidade na educação, a necessidade de formação continuada de professores para que estes possam desenvolver habilidades de IA que envolva uma avaliação crítica do uso, a privacidade e segurança dos dados, a personalização do ensino, a reconfiguração da prática docente, a inclusão e a equidade na implementação da IA na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eziquiel Menta, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorando, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da UFPR.

Referências

CHATGPT: os impactos da Inteligência Artificial na educação - com Dora Kaufman, especialista em IA. [S. l.: s. n.], 2023. 1 vídeo (30 min). 24 maio 2023. Publicado pelo canal Bett. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sND4MPHzJZ4. Acesso em: 18 jun. 2023.

BERG, M.; RENSFELDT, A. B. Automation in Education: A Historical Inquiry into the Mundane and Exceptional Powers of Technology in Schools. Postdigital Science and Education, [S. l.], v. 5, p. 25-43, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s42438-022-00344-x.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

MENTA, E.; BRITO, G. da S. O papel da Inteligência Artificial no Ensino Tecnológico: implicações emergentes . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e232524, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2325. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2325. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Ensino Tecnológico e Inovação: perspectivas para o futuro próximo
Received 2023-11-23
Accepted 2024-01-25
Published 2024-01-25