Uso de softwares educacionais no ensino de operações matemáticas fundamentais: um estudo de caso no telecentro
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.235Palavras-chave:
Matemática. Aprendizagem. Softwares educacionais.Resumo
Neste artigo, descrevemos os resultados de uma pesquisa sobre a utilização de softwares educacionais, como o Quadrado Mágico, os Jogos de Aritmética e o Tux of Math Command, como estratégias mediadoras no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A coleta de dados se deu a partir da realização de atividades matemáticas, com estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental I, no Telecentro de uma escola pública da cidade de Manaus-Amazonas. O objetivo do estudo foi verificar as potenciais contribuições dos recursos tecnológicos e dos jogos na motivação e no interesse dos discentes em aprender as quatro operações fundamentais da aritmética de forma lúdica e, desse modo alcançar o pleno letramento matemático. Os resultados demonstraram a importância da utilização dos softwares como práticas diferenciadas, pois além de promover a integração da prática à teoria, possibilitou aos educandos o uso de estratégias que facilitaram sua aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades para raciocinar logicamente em operações matemáticas.
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Accepted 2017-08-28
Published 2017-12-31