Uso de softwares educacionais no ensino de operações matemáticas fundamentais: um estudo de caso no telecentro

Autores

  • Carlos Eduardo Pereira Aguiar Secretaria Municipal de Educação de Manaus-SEMED-Manaus; Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Roberto Barbosa de Castilho Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.235

Palavras-chave:

Matemática. Aprendizagem. Softwares educacionais.

Resumo

Neste artigo, descrevemos os resultados de uma pesquisa sobre a utilização de softwares educacionais, como o Quadrado Mágico, os Jogos de Aritmética e o Tux of Math Command, como estratégias mediadoras no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A coleta de dados se deu a partir da realização de atividades matemáticas, com estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental I, no Telecentro de uma escola pública da cidade de Manaus-Amazonas. O objetivo do estudo foi verificar as potenciais contribuições dos recursos tecnológicos e dos jogos na motivação e no interesse dos discentes em aprender as quatro operações fundamentais da aritmética de forma lúdica e, desse modo alcançar o pleno letramento matemático. Os resultados demonstraram a importância da utilização dos softwares como práticas diferenciadas, pois além de promover a integração da prática à teoria, possibilitou aos educandos o uso de estratégias que facilitaram sua aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades para raciocinar logicamente em operações matemáticas.

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Biografias Autor

Carlos Eduardo Pereira Aguiar, Secretaria Municipal de Educação de Manaus-SEMED-Manaus; Universidade Federal do Amazonas - UFAM

SEMED-Manaus - Professor de Ciências do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Coordenador do Telecentro da E.M. Lírio do Vale.

UFAM-ICE - Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática.

Roberto Barbosa de Castilho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

UFAM-ICE - Professor Doutor e Pesquisador do Departamento de Química.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

AGUIAR, C. E. P.; DE CASTILHO, R. B. Uso de softwares educacionais no ensino de operações matemáticas fundamentais: um estudo de caso no telecentro. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 06, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i06.235. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/235. Acesso em: 19 mai. 2024.
Received 2017-02-15
Accepted 2017-08-28
Published 2017-12-31