Formação de Professores para a Educação Profissional

panorama da produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2395

Palavras-chave:

ensino profissionalizante, necessidades formativas, educação profissional e tecnológica

Resumo

Embora a formação de professores seja um assunto muito debatido no mundo acadêmico, pouco se tem discutido sobre a formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar o cenário das produções acadêmicas sobre a Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica. O trabalho consiste de uma pesquisa documental, de caráter cienciométrico, realizada na Base de Dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, tendo como descritores os termos “formação de professores” e “Educação Profissional”. Foram critérios de inclusão ter sido escritos no recorte temporal de 2013-2023 e conter as palavras-chave no título ou assunto. Retornaram da busca 106 trabalhos que após análise resultaram num corpus de estudo de 47 trabalhos. A partir da análise dos dados coletados, observou-se uma ligeira tendência de crescimento de trabalhos na área, sendo a maioria destes provenientes de dois programas de pós-graduação: PPGEPT/UFSM e MPET/IFAM. A maioria das pesquisadoras orientadoras são mulheres, o que é um indício da consolidação da inserção das mulheres no meio acadêmico, em consonância com os dados da CAPES. O pequeno número de trabalhos aponta para uma lacuna de pesquisas sobre a temática, indicando a necessidade de um olhar sobre o tema para as pesquisas acerca da formação de professores.

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Biografia do Autor

Luane Nunes Trindade, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM), na linha de Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica; graduada em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), durante a graduação dedicou-se ao estágio extracurricular na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Coronel Pilar no atendimento aos alunos incluídos, 2010 e 2011, bolsista PROBIC durante o ano 2012 no projeto de pesquisa intítulado Rock e cultura política no Brasil (1980-1990) o qual foi premiado em 1º lugar no SIC - Salão de Iniciação Cientifica (UNIFRA),  possui pesquisas sobre política econômica durante a década de 1980, dando ênfase aos Planos Cruzados I e II e Plano Bresser, atuou como professora dos anos finais do ensino fundamental no Colégio Marco Polo em Santa Maria-RS, durante os anos de 2019 a 2021 esteve como servidora pública municipal, junto a Secretaria Municipal de Planejamento do município de Restinga Sêca.

 

Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2001). É pós-doutora em Eletroquímica pelo IQSC/USP e pós-doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria e professora do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (CTISM). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, no ensino mediado por tecnologias e na formação de professores.

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Publicado

16-08-2024

Como Citar

TRINDADE, L. N. .; BARIN, C. S. Formação de Professores para a Educação Profissional: panorama da produção acadêmica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 10, n. jan./dez., p. e239524, 2024. DOI: 10.31417/educitec.v10.2395. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2395. Acesso em: 6 out. 2024.