A formação continuada dos Técnicos-Administrativos em Educação no IFTM

contribuições para o apoio ao ensino e fortalecimento do ambiente educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2450

Palavras-chave:

Técnicos-Administrativos em Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Formação Continuada

Resumo

Este artigo analisa o papel dos Técnicos-Administrativos em Educação nas Instituições Federais de Ensino, reflete sobre a importância da formação continuada e investiga como o Instituto Federal do Triângulo Mineiro implementa políticas de capacitação que promovem o desenvolvimento profissional desses servidores e fortalecem suas competências em atividades administrativas e de suporte ao ensino. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi do tipo bibliográfica e documental, com uso de documentação temática para análise e organização das seções. Foram examinadas as políticas institucionais, como o Plano de Desenvolvimento de Pessoas, além de marcos legais brasileiros, livros e artigos que fundamentam teoricamente os conceitos abordados. A análise interpretativa demonstrou que a formação continuada constitui elemento essencial para o desenvolvimento profissional e realização pessoal desses servidores, contribui para a qualidade dos serviços educacionais e fortalece sua função de apoio ao ensino. Destaca-se a relevância do planejamento participativo e inclusivo nas ações de capacitação, que contemple demandas específicas dos contextos administrativos e pedagógicos. Mencionam-se, contudo, desafios como a limitação de recursos financeiros e a sobrecarga de trabalho, que podem dificultar a participação plena. Embora o estudo se concentre no contexto do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, recomenda-se a realização de pesquisas futuras que considerem as percepções desses profissionais sobre o impacto da formação continuada, além de comparações com outras instituições. Conclui-se que a formação continuada constitui pilar essencial para o desenvolvimento profissional e para a melhoria da qualidade dos serviços administrativos e pedagógicos, com impacto favorável sobre o ensino e o processo educacional.

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Biografia do Autor

Marcelo dos Reis da Silva Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT - IFTM - Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI. Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio UNICERP. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto. 

Geraldo Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM

Possui Pós-Doutorado (2017), Doutorado (2013) e Mestrado em Educação (2006) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação. É também Especialista em Metodologia do Ensino e Tecnologia para Educação à Distância (2008) pela Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP), Especialista em História Contemporânea pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) (2003), Licenciado (1999) e Bacharel (1998) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - São Paulo (PUCCAMP - SP). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PEBTT) do Campus Uberaba (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Tecnológica - PPGET), do Campus Uberaba Parque Tecnológico (Licenciatura em Computação - UAB.

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Publicado

03-04-2025

Como Citar

ALVES, Marcelo dos Reis da Silva; LIMA, Geraldo Gonçalves de. A formação continuada dos Técnicos-Administrativos em Educação no IFTM: contribuições para o apoio ao ensino e fortalecimento do ambiente educacional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e245025, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2450. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2450. Acesso em: 18 maio. 2025.