Desafios e perspectivas referentes à divulgação científica e ao uso de vocabulário controlado no contexto da área de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v10.2349Palavras-chave:
ensino, divulgação científica, Thesaurus Brasileiro da Educação, vocabulário controladoResumo
Este estudo traz algumas reflexões sobre desafios e perspectivas relacionados ao âmbito da gestão de periódicos, da divulgação científica e do uso de vocabulário controlado na área de Ensino. Caracteriza-se como de natureza qualitativa, de cunho descritivo, com delineamento bibliográfico e documental. As reflexões evidenciam dois aspectos principais: demandas relacionadas à divulgação de resultados significativos referentes às pesquisas sobre produtos educacionais e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem, assim como a importância da definição e inclusão de termos relacionados ao domínio de especialidade da área de Ensino, no Thesaurus Brasileiro da Educação, instrumento referência de indexação e recuperação de informações.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento da Área, Área 46, Ensino. Brasília, DF: CAPES, 2019. Disponível em: http://capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/ENSINO.pdf. Acesso em: 2 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de área 2013 - Ensino. Brasília, DF: CAPES, 2013. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_a rea/Ensino_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf. Acesso em: Acesso em: 2 out. 2023.
BUSS, C. S. et al. Concepções a respeito do Trabalho Final do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 4, n. 1, 2020, p. 172-187. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1758/1609. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.172-187.1758
BUSS, C. S. et al. Percepções sobre o produto educacional em mestrado profissional na área de Ensino. Ens. Tecnol. R., Londrina, v. 5, n. 1, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/etr/article/view/13931/8344. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.3895/etr.v5n1.13931
COELHO, I. M. W. S. Desenvolvimento de pesquisas educacionais: implicações teórico-metodológicas, propostas e desafios da gestão de dados científicos. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022069, 2022. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1762. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1762
CYRINO, M. C. C. T.; RIZZATTI, I. M.; RÔÇAS, G. Os desafios da Área de Ensino: “é caminhando que se faz o caminho”. Bolema, Rio Claro (SP), v. 37, n. 76, p.1-16, ago. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/9CBSghhNk3krLDZWvfgNkQH/. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n76e01
FERREIRA, L. A.; RODRIGUES, R. L.; SOUZA, R. N. P. M. Dados Abertos Educacionais Brasileiros: um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32., 2021, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 1186-1195.Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/18141/17975. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218158
FREITAS, R.; ALTOÉ, R. O protagonismo dos Produtos/Processos Educacionais em Dissertações de Mestrados Profissionais da Área de Ensino. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Espírito Santo, v. 7, n. 1, 68-93, 2023. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/2076. Acesso em: 2 out. 2023.
FREITAS, R. Produtos educacionais na área de ensino da Capes: o que há além da forma? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Espírito Santo, v. 5, n. 2, 2021. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1229. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.1229
GONÇALVES, C. É. L. C. et al. (Alguns) desafios para os Produtos Educacionais nos Mestrados Profissionais nas áreas de Ensino e Educação. Educitec, Manaus, v. 05, n. 10, p. 74-87, mar. 2019, p. 74-87. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/500. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.500
INEP. Matriz conceitual atualizada e revista do Thesaurus Brasileiro da Educação (BRASED). Brasília-DF Inep/MEC 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/gestao_do_conhecimento_e_estudos_educacionais/matriz_conceitual_atualizada_e_revista_do_thesaurus_brased.pdf. Acesso em: 2 out. 2023.
LARA, M. L. G. Diferenças conceituais sobre termos e definições e implicações na organização da linguagem documentária. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 91-96, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/D86QXCScKHzmMy8fd5qR3px/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652004000200009
LO MONACO, G. O Thesaurus Brasileiro da Educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 215, p. 81-86, jan./abr. 2006. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2795/2530. Acesso em: 2 out. 2023.
MENDONÇA, A. P. et. al. O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional?: Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, e211422, 2022. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2114. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2114
PADULA, D. Indexação de periódicos: Padrões essenciais e porque são importantes. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2019/08/28/indexacao-de-periodicos-padroes-essenciais-e-porque-sao-importantes/. Acesso em: 2 out. 2023.
RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO: Docência em Ciências, Paraná, v. 5, n. 2, p. 1–17, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v5n2.12657
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Revista Ciência e Educação, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 1055-1076, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cBjf7MPDSy5V5JYwFJRs4bd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170040013
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.