Formação continuada de profissionais da educação

problematizações na educação profissional e tecnológica

Autores

  • Flávia da Rosa Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.934

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação Profissional, Profissionais da Educação

Resumo

Este ensaio tem por objetivo investigar acerca da formação continuada de profissionais da educação atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), de modo a averiguar os incentivos à qualificação profissional destes, mais precisamente dos educadores inscritos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). Serão nomeados como profissionais da educação, todos aqueles que atuam no espaço escolar, sendo docentes ou não, pois sabe-se que todos têm responsabilidades e participação sobre ele. Assim, como metodologia utilizou-se da técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto, o ensaio está dividido em três partes: (1) problematiza acerca da formação continuada de profissionais da educação; (2) aborda os regulamentos norteadores da capacitação dos profissionais da educação na rede federal de ensino, especificamente, do IFC e; (3) trata das considerações finais. Concluiu-se que todos os profissionais da educação necessitam de uma formação de qualidade e continuada. Além disso, que a participação coletiva nas decisões e no planejamento da escola e que incentivos, seja financeiro, de tempo, entre outros, aos profissionais da educação pode otimizar a qualidade do ensino e a aderência no comprometimento com o cenário educacional. Analisou-se que a formação continuada está inserida nos regulamentos da rede federal e no IFC, há planos de qualificação profissional, incentivos financeiros e de tempo para que os servidores se atualizem. No entanto, ressalta-se a necessidade de investigações permanentes sobre a formação continuada de profissionais da EPT, para enredos aprofundados e que possam contribuir acerca do tema.

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Biografia do Autor

Flávia da Rosa Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Graduada em Nutrição; Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tencológica (ProfEPT); Servidora no IFC - Campus Santa Rosa do Sul

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

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Publicado

05-06-2020

Como Citar

SILVEIRA, F. da R.; CASTAMAN, A. S. Formação continuada de profissionais da educação: problematizações na educação profissional e tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e093420, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.934. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/934. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2019-10-09
Accepted 2020-04-16
Published 2020-06-05