Estudo de função afim por meio de atividades investigativas e robótica educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2476

Palavras-chave:

ensino médio, educação matemática, tecnologia educacional

Resumo

Este artigo objetiva discutir as implicações da Robótica Educacional, por meio de atividades investigativas, na aprendizagem de Função Afim no Ensino Médio. Os dados foram produzidos no âmbito de uma pesquisa qualitativa, buscando compreender as experiências coletivas e perspectivas individuais. O público-alvo foram alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública mineira. Para produzir os dados da pesquisa, utilizamos uma combinação de instrumentos: fotografias, folhas das atividades respondidas pelos alunos e registros da pesquisadora em um caderno de campo. A análise realizada nos permite afirmar que a Robótica Educacional foi relevante na construção significativa e intuitiva dos conhecimentos relacionados ao conceito de Função Afim. Por meio de práticas investigativas com o uso de LED e sensor, os alunos se mostraram motivados a investigar. Essa abordagem permitiu-lhes desenvolver ideias sobre funções, compreendendo a relação de dependência entre variáveis, construindo e identificando representações gráficas, e formulando a lei que rege o tipo de função trabalhada. A Robótica Educacional desempenhou, portanto, um papel fundamental ao criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e engajador, afigurando-se como elo entre o conteúdo curricular e a realidade tecnológica e digital que permeia a vida dos estudantes. Ao proporcionar um contexto mais tangível para o aprendizado, inferimos que a Robótica cumpriu seu papel, abrindo espaço e fornecendo as condições necessárias para que os alunos construam e formalizem conhecimentos.

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Biografia do Autor

Mayara Bonifácio de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Licencianda em Matemática, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa - MG e do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Mestre (2012) e Doutora (2016) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP - Rio Claro. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ (2009). Têm desenvolvido pesquisas abordando os temas: Tecnologias Digitais, Formação de Professores de Matemática, GeoGebra, Padrões Fractais, Intradisciplinaridade Matemática, Raciocínio Proporcional, Robótica e Inteligência Artificial. Possui experiência profissional, como Docente Adjunta e Diretora da Faculdade de Ciências na Universidade Federal do Pará - Campus Salinópolis e como professora de Matemática da Educação Básica, nas redes pública e privada dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro nas modalidades regular e EJA. Membro do "NERO - Núcleo de Especialização em Robótica - UFV", do "GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática - UNESP", do "GEPEMUV - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade de Viçosa - UFV" e do "GATE - Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação - UFV". Membro da Diretoria Regional Mineira da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-MG).

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Publicado

06-03-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Mayara Bonifácio de; FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho. Estudo de função afim por meio de atividades investigativas e robótica educacional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e247625, 2025. DOI: 10.31417/educitec.v11.2476. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2476. Acesso em: 28 abr. 2025.