A metodologia Aprender Investigando (A/I) como aplicabilidade da pedagogia de projetos na formação inicial de professores

Autores

  • Luciani Andrade de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Amarildo Menezes Gonzaga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.248

Palavras-chave:

Pedagogia de projetos. Aprender investigando. Formação inicial de professores.

Resumo

Este artigo apresenta contribuições acerca da aplicação da Pedagogia de Projetos em formação inicial de professores por meio da metodologia Aprender Investigando (A/I) que tem como aporte teórico o trabalho por projetos enriquecido pelas vivências e experiências oriundas do espaço da sala de aula, neste caso o da formação inicial docente. Para tanto, realizamos uma breve revisão cronológica acerca do trabalho por projetos desde suas primeiras intenções de utilização, bem como suas várias denominações ao longo do tempo. Trazemos o entrelaçar que o trabalho por projetos faz com interdisciplinaridade uma vez que esta surge de maneira natural dada a característica investigativa desde tipo de metodologia. Apresentamos ainda, exemplos de formações docentes desenvolvidas pela pedagogia de projetos e por último, concluímos demonstrando como o A/I pode ser aplicado por meio da pedagogia de projetos em cursos de formação inicial de professores.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

DE ANDRADE, L. A.; GONZAGA, A. M. A metodologia Aprender Investigando (A/I) como aplicabilidade da pedagogia de projetos na formação inicial de professores. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 06, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i06.248. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/248. Acesso em: 3 maio. 2024.
Received 2017-05-08
Accepted 2017-09-11
Published 2017-12-31