Educação Inclusiva na Educação Profissional Tecnológica

uma proposta de produto educacional para a formação de professores

Autores

  • Marta Ferreira Abdala Mendes Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ
  • Maryluci da Silva Ribeiro Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ https://orcid.org/0000-0001-6781-8737

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2501

Palavras-chave:

inclusão, formação continuada, guia educacional

Resumo

Este estudo busca contribuir com o cenário desafiador da inclusão de pessoas com deficiência em escolas de Ensino Médio Integrado (EMI), a partir da apresentação do processo de elaboração de um produto educacional (PE) no formato de um guia educacional denominado: Contribuição para Formação Continuada dos Docentes da EPT Atuantes na Perspectiva Inclusiva, desenvolvido durante o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e  Tecnológica (PROFEPT). A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, a partir de uma perspectiva exploratória de investigação do tema, aplicada na produção do guia, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos professores atuantes no EMI, que trabalham na perspectiva inclusiva. Os procedimentos metodológicos foram divididos em dois momentos: o primeiro momento foi o levantamento da compreensão dos desafios e ações dos professores e o segundo momento foi a aplicação e avaliação do produto educacional. Para a elaboração e avaliação do guia, foram estabelecidos os seguintes parâmetros: conceitual, didático pedagógico, estético e funcional e comunicacional. Para isso, foram utilizados o estudo de Anjos, Rôças e Pereira (2019) como referência do método de análise livre de interpretação (ALI) das falas dos participantes da pesquisa e dos avaliadores. Os resultados apontaram que, pela análise da roda de conversa, o guia traz contribuições importantes para o conhecimento de toda comunidade escolar na formação de professores direcionada à qualidade do ensino na perspectiva inclusiva na medida em que possibilita despertar nos educadores novas atitudes que permitam atender às diferenças individuais dos estudantes.

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Biografia do Autor

Marta Ferreira Abdala Mendes, Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ

Doutora em História das Ciências, pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Professora no Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ.

Maryluci da Silva Ribeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ. 

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Publicado

11-06-2025

Como Citar

MENDES, M. F. A.; RIBEIRO, M. da S. Educação Inclusiva na Educação Profissional Tecnológica: uma proposta de produto educacional para a formação de professores. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e250125, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2501. Acesso em: 16 jul. 2025.