Produto educacional associado ao uso de uma Sequência Didática no Ensino de Ciências

uma Sequência Didática para o Ensino das Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2512

Palavras-chave:

Produto educacional, sequência didática, ensino de ciências

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma Sequência Didática, produto educacional desenvolvido com a dissertação defendida no Programa de Pós-graduação Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa. O método consiste em uma abordagem qualitativa, cujo encaminhamento está baseado na pesquisa de intervenção pedagógica. A Sequência Didática com a temática alimentação saudável foi aplicada aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma turma de 2º ano, os sujeitos com idades entre 7 e 8 anos, em uma escola de tempo integral, na rede pública municipal, localizada na cidade de Ponta Grossa - PR. O corpus é composto por meio de avaliação diagnóstica, gravações em áudio dos relatos dos alunos, realização das atividades propostas, registros escritos e ilustrações. Para a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados apontaram que a Sequência Didática com a temática alimentação saudável promove e possibilita a alfabetização científica e tecnológica evidenciando a construção do conhecimento.  O trabalho descrito mostra que foi possível articular a pesquisa com a elaboração de produto educacional, seja porque o pesquisador já trabalhava com anos iniciais e conseguiu teorizar a prática com o apoio do Programa, seja porque o estudo e a investigação propiciaram um recurso didático relacionado com as possibilidades reais de aplicação em muitos contextos.

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Biografia do Autor

Débora Danieli Pontarollo Gonçalves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Coordenadora Pedagógica na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa – PMPG.

Marizete Righi Cechin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Ponta Grossa. 

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Publicado

08-07-2025

Como Citar

GONÇALVES, D. D. P.; CECHIN, M. R. Produto educacional associado ao uso de uma Sequência Didática no Ensino de Ciências: uma Sequência Didática para o Ensino das Ciências. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 11, n. jan./dez., p. e251225, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v11.2512. Acesso em: 11 set. 2025.