As pesquisas acerca do currículo no PPGE da UFSC: aproximações e demandas teórico-metodológicas

Autores

  • Andressa Graziele Brandt PROFESSORA DA ÁREA DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE- IFC DOUTORANDA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Luciana Gelsleuchter Lohn Professora do IFC – Campus Camboriú

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.286

Palavras-chave:

Currículo. Estado do conhecimento. Formação de professores.

Resumo

O presente texto objetiva apresentar um recorte de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, que analisa e compara as investigações de mestrado e doutorado, especificamente as pesquisas realizadas no campo do currículo, na linha Ensino e Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Optou-se pela abordagem mista, quantitativa e qualitativa dos dados, por meio da pesquisa bibliográfica e documental para proceder ao mapeamento das teses e dissertação, adotando-se a metodologia denominada análise de conteúdo e as categorias filosóficas políticas de currículo e diretrizes curriculares para a formação de professores. A produção acadêmica pesquisada, em nível de doutorado, contemplou o ano inicial de produção acadêmica, o recorte temporal de 2002 até o ano de 2016, e no nível de mestrado, o recorte temporal de 1988 até 2016. Dos trabalhos pesquisados, verificou-se que os estudos sobre o campo do currículo na linha Ensino e Formação de Educadores tiveram destaque principalmente a partir de 2013 e centram seu foco de estudo nas políticas de currículo, pois, das oito dissertações selecionadas, três dão destaque à temática da Educação Integral, uma para o currículo integrado, três para as políticas e diretrizes curriculares para a formação de professores e uma sobre política curricular na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Andressa Graziele Brandt, PROFESSORA DA ÁREA DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE- IFC DOUTORANDA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Doutoranda em Educação - PPGE- UFSC, linha de pesquisa: ensino e formação de educadores. Possui MESTRADO pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - UFSC, linha de pesquisa: ensino e formação de educadores. Possui graduação em PEDAGOGIA - habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ /RS (2007) e graduação em ADMINISTRAÇÃO - Comércio Internacional Fundação Educacional Machado de Assis - Faculdades Integradas- FIMA/RS (2007). Pós-Graduação em PSICOPEDAGOGIA /FURB/ SC ( 2010). Atualmente é Pedagoga - Supervisora Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC). Professora da área de Pedagogia do IFC - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Licenciatura em Pedagogia, formação de professores, educação especial, educação profissional e tecnológica, processo de ensino-aprendizagem, saberes da docência, projetos pedagógicos de curso, currículo, cultura indígena, conhecimento histórico e minorias, curso de licenciatura em Pedagogia, IFs 

Luciana Gelsleuchter Lohn, Professora do IFC – Campus Camboriú

Doutoranda dos Programa de Pós-Graduação de Educação Científica e Tecnológica - UFSC. Professora do IFC – Campus Camboriú

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

BRANDT, A. G.; LOHN, L. G. As pesquisas acerca do currículo no PPGE da UFSC: aproximações e demandas teórico-metodológicas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 07, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i07.286. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/286. Acesso em: 5 maio. 2024.
Received 2017-12-05
Accepted 2018-04-06
Published 2018-06-01