Relatos de uma aula de química sobre modelos atômicos no Programa de Ensino Médio mediado por tecnologia.

Autores

  • Yara Rodrigues Graça Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC
  • Darlinda Dias Monteiro Secretaria de Educação do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.41

Palavras-chave:

Ensino de química, recursos midiáticos, prática pedagógica, modelos atômicos, Ensino a distância.

Resumo

O artigo apresenta uma experiência sobre utilização dos recursos midiáticos na prática pedagógica dos professores de Química sobre o conteúdo modelos atômicos, proporcionando uma aprendizagem significativa. O trabalho foi realizado no Centro de Mídias do Estado do Amazonas com alunos do Ensino Médio, dentre eles algumas comunidade ribeirinhas e indígenas. O projeto vem oportunizando o desenvolvimento educacional dessas comunidades que são notadamente prejudicadas pelo difícil acesso e sazonalidade da região Amazônica. O principal objetivo desse trabalho é apresentar os recursos midiáticos utilizados na prática pedagógica no ensino de modelos atômicos, como ferramenta para desenvolver aprendizagem significativa dos alunos e aumentar a literacia tecnológica dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Yara Rodrigues Graça, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC

Mestrando em ensino de química na Universidade Federal do Amazonas. Professora de química no centro de mídias do estado do Amazonas.

Darlinda Dias Monteiro, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas

Mestrando na Universidade Lusofona de humanidade e tecnologia em Lisboa. Professora de química no Centro de mídias do Estado do Amazonas.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Médio e Tecnológica, 1999.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Brasil: 34, 1993.

MARQUES, A. L.; ALVES, A. J. V.; SILVA, A. F. G. M.; MORAIS, L.;

GUIMARÃES, P. G.; LIMA, J. M.; RIBEIRO, F. B.; SANTOS, L. A. M.; MEDEIROS, E. S.; FRANCO, V. A. A Importância De Aulas Práticas No Ensino De Química Para Melhor Compreensão E Abstração De Conceitos Químicos. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ) UFPR 2008.

Mistério da Educação – Conselho de Educação Nacional de Educação - RESOLUÇÃO Nº 2 e 4, de 30 de Janeiro e 6 de junho de 2012.

MOORE, Michel. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007.

MORAN, J.M. Como utilizar a internet na educação. Rev. Ciênc. Educ., v.26, n.2, 1997.MIRANDA, G.L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Rev. Ciênc. Educ., n.3, p.41-50, 2007.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Portugal: Educa, 2009.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. 2001. Disponível em: mediartecnologia.ronaldcosta.pro.br. Acesso em: 9 set. 2014

RAUPP, D.; SERRANO, A.; MOREIRA, M. A. Desenvolvendo Habilidades Visuoespaciais: Uso De Software De Construção De Modelos Moleculares No Ensino De Isomeria Geométrica Em Quimica. Experiências em Estudo de Ciências, v.4 (1), PP.65-78, 2009.

SOUZA, Renato. Contribuições das teorias pedagógicas de aprendizagem na transição do presencial para o virtual. In: Coscarelli, Carla; Ribeiro, Ana Elisa (Org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale Autêntica, 2005.

Downloads

Publicado

24-02-2016

Como Citar

GRAÇA, Y. R.; MONTEIRO, D. D. Relatos de uma aula de química sobre modelos atômicos no Programa de Ensino Médio mediado por tecnologia. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 02, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v1i02.41. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/41. Acesso em: 6 maio. 2024.
Received 2015-09-18
Accepted 2016-02-24
Published 2016-02-24