Relatos de uma aula de química sobre modelos atômicos no Programa de Ensino Médio mediado por tecnologia.
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.41Palabras clave:
Ensino de química, recursos midiáticos, prática pedagógica, modelos atômicos, Ensino a distância.Resumen
O artigo apresenta uma experiência sobre utilização dos recursos midiáticos na prática pedagógica dos professores de Química sobre o conteúdo modelos atômicos, proporcionando uma aprendizagem significativa. O trabalho foi realizado no Centro de Mídias do Estado do Amazonas com alunos do Ensino Médio, dentre eles algumas comunidade ribeirinhas e indígenas. O projeto vem oportunizando o desenvolvimento educacional dessas comunidades que são notadamente prejudicadas pelo difícil acesso e sazonalidade da região Amazônica. O principal objetivo desse trabalho é apresentar os recursos midiáticos utilizados na prática pedagógica no ensino de modelos atômicos, como ferramenta para desenvolver aprendizagem significativa dos alunos e aumentar a literacia tecnológica dos docentes.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Médio e Tecnológica, 1999.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Brasil: 34, 1993.
MARQUES, A. L.; ALVES, A. J. V.; SILVA, A. F. G. M.; MORAIS, L.;
GUIMARÃES, P. G.; LIMA, J. M.; RIBEIRO, F. B.; SANTOS, L. A. M.; MEDEIROS, E. S.; FRANCO, V. A. A Importância De Aulas Práticas No Ensino De Química Para Melhor Compreensão E Abstração De Conceitos Químicos. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ) UFPR 2008.
Mistério da Educação – Conselho de Educação Nacional de Educação - RESOLUÇÃO Nº 2 e 4, de 30 de Janeiro e 6 de junho de 2012.
MOORE, Michel. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007.
MORAN, J.M. Como utilizar a internet na educação. Rev. Ciênc. Educ., v.26, n.2, 1997.MIRANDA, G.L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Rev. Ciênc. Educ., n.3, p.41-50, 2007.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Portugal: Educa, 2009.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. 2001. Disponível em: mediartecnologia.ronaldcosta.pro.br. Acesso em: 9 set. 2014
RAUPP, D.; SERRANO, A.; MOREIRA, M. A. Desenvolvendo Habilidades Visuoespaciais: Uso De Software De Construção De Modelos Moleculares No Ensino De Isomeria Geométrica Em Quimica. Experiências em Estudo de Ciências, v.4 (1), PP.65-78, 2009.
SOUZA, Renato. Contribuições das teorias pedagógicas de aprendizagem na transição do presencial para o virtual. In: Coscarelli, Carla; Ribeiro, Ana Elisa (Org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale Autêntica, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2016-02-24
Publicado 2016-02-24