Relatos de uma aula de química sobre modelos atômicos no Programa de Ensino Médio mediado por tecnologia.
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v1i02.41Palavras-chave:
Ensino de química, recursos midiáticos, prática pedagógica, modelos atômicos, Ensino a distância.Resumo
O artigo apresenta uma experiência sobre utilização dos recursos midiáticos na prática pedagógica dos professores de Química sobre o conteúdo modelos atômicos, proporcionando uma aprendizagem significativa. O trabalho foi realizado no Centro de Mídias do Estado do Amazonas com alunos do Ensino Médio, dentre eles algumas comunidade ribeirinhas e indígenas. O projeto vem oportunizando o desenvolvimento educacional dessas comunidades que são notadamente prejudicadas pelo difícil acesso e sazonalidade da região Amazônica. O principal objetivo desse trabalho é apresentar os recursos midiáticos utilizados na prática pedagógica no ensino de modelos atômicos, como ferramenta para desenvolver aprendizagem significativa dos alunos e aumentar a literacia tecnológica dos docentes.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Médio e Tecnológica, 1999.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Brasil: 34, 1993.
MARQUES, A. L.; ALVES, A. J. V.; SILVA, A. F. G. M.; MORAIS, L.;
GUIMARÃES, P. G.; LIMA, J. M.; RIBEIRO, F. B.; SANTOS, L. A. M.; MEDEIROS, E. S.; FRANCO, V. A. A Importância De Aulas Práticas No Ensino De Química Para Melhor Compreensão E Abstração De Conceitos Químicos. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ) UFPR 2008.
Mistério da Educação – Conselho de Educação Nacional de Educação - RESOLUÇÃO Nº 2 e 4, de 30 de Janeiro e 6 de junho de 2012.
MOORE, Michel. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson Learning, 2007.
MORAN, J.M. Como utilizar a internet na educação. Rev. Ciênc. Educ., v.26, n.2, 1997.MIRANDA, G.L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Rev. Ciênc. Educ., n.3, p.41-50, 2007.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Portugal: Educa, 2009.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. 2001. Disponível em: mediartecnologia.ronaldcosta.pro.br. Acesso em: 9 set. 2014
RAUPP, D.; SERRANO, A.; MOREIRA, M. A. Desenvolvendo Habilidades Visuoespaciais: Uso De Software De Construção De Modelos Moleculares No Ensino De Isomeria Geométrica Em Quimica. Experiências em Estudo de Ciências, v.4 (1), PP.65-78, 2009.
SOUZA, Renato. Contribuições das teorias pedagógicas de aprendizagem na transição do presencial para o virtual. In: Coscarelli, Carla; Ribeiro, Ana Elisa (Org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale Autêntica, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2016-02-24
Published 2016-02-24