A Realidade Virtual e Aumentada e o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.414Palavras-chave:
Realidade virtual, Ensino de ciências, Material didáticoResumo
Este artigo apresenta a Realidade Virtual e Aumentada (RVA), com a abordagem dos principais conceitos utilizados por essa área tecnológica. Disponibiliza uma visão geral dos softwares educacionais feitos com RVA, exclusivamente voltados para o ensino de ciências, gerados pelos grupos de pesquisas das universidades brasileiras e do mundo, divulgados nas principais bases de dados digitais existentes ou nos seus próprios repositórios, que é uma prática comum nas grandes instituições. Deu-se destaque às abordagens no contexto ensino-aprendizagem, às teorias e linhas pedagógicas utilizadas por estes grupos na concepção e uso desses softwares educativos. Buscou-se diretamente nos portais das 100 primeiras universidades colocadas no ranking mundial (Center for World University Rankings – CWUR), bem como nas 20 bases de dados mais utilizadas no Brasil e no mundo. Algumas ferramentas eram conhecidas dos autores deste artigo e por este motivo foram acessadas diretamente na internet sem pesquisa em base de dados. O trabalho traz discussões pontuais nas considerações finais, principalmente, reflexões sobre a ausência de informações computacionais como linguagem de programação adotada, uso de plataformas especializadas em aplicativos de Realidade Virtual e outros. Os softwares que serão apresentados não disponibilizam informações técnicas, visando a socialização e engajamento de novos desenvolvedores ou criação de versões customizadas, mesmo sendo objetos de visualização educativos e sem fins comerciais na maioria dos casos. Provavelmente esta seja a principal razão para a irrisória quantidade de ferramentas de RVA voltadas para o ensino de ciências, em comparação com as indústrias de entretenimento, por exemplo.
Downloads
Métricas
Referências
BOTEGA, Leonardo Castro; CRUVINEL, Paulo Estevão. Realidade Virtual: Histórico, Conceitos e Dispositivos. In: Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, 11, 2009, Porto Alegre. Anais..., Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009, p. 8-30.
PSOTKA, Joseph. Educational Games and Virtual Reality as Disruptive Technologies. Educational Technology & Society, Taiwan, v.16, n. 2, p. 69-80, abr. 2013 - Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/288997480_Educational_Games_and_Virtual_Reality_as_Disruptive_Technologies. Acesso em: 12 fev. 2018.
RUSSO, Enio Emanuel Ramos et al. A Realidade Virtual na Indústria de Exploração e Produção de Petróleo. In: TORI, R.; KIRNER, C.; SISCOUTO, R. (Eds.). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Belém: Sociedade Brasileira de Computação, 2006.
SHERIDAN, Thomas. Musings on Telepresence and Virtual Presence: Teleoperators and Virtual Environments. Presence Teleoperators & Virtual Environments, Orlando, v.1, n.1, p. 120-125, jan. 1992. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/220090051_Musings_on_Telepresence_and_Virtual_Presence. Acesso em: 28 abr. 2017.
VAVRA, Karen et al. Visualization in Science Education. Alberta Science Education Journal, Edmonton, v. 41, n. 1, p. 22-30, jan. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-02-20
Published 2019-03-01