A Realidade Virtual e Aumentada e o Ensino de Ciências

Autores/as

  • Carlos Roberto França Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó/SC
  • Tatiana da Silva Universidade Federal de Santa catarina Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Doutorado em Física (UFRJ) com período sanduíche no Centre de Physique des Particules de Marseille.

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.414

Palabras clave:

Realidade virtual, Ensino de ciências, Material didático

Resumen

Este artigo apresenta a Realidade Virtual e Aumentada (RVA), com a abordagem dos principais conceitos utilizados por essa área tecnológica. Disponibiliza uma visão geral dos softwares educacionais feitos com RVA, exclusivamente voltados para o ensino de ciências, gerados pelos grupos de pesquisas das universidades brasileiras e do mundo, divulgados nas principais bases de dados digitais existentes ou nos seus próprios repositórios, que é uma prática comum nas grandes instituições. Deu-se destaque às abordagens no contexto ensino-aprendizagem, às teorias e linhas pedagógicas utilizadas por estes grupos na concepção e uso desses softwares educativos. Buscou-se diretamente nos portais das 100 primeiras universidades colocadas no ranking mundial (Center for World University Rankings – CWUR), bem como nas 20 bases de dados mais utilizadas no Brasil e no mundo. Algumas ferramentas eram conhecidas dos autores deste artigo e por este motivo foram acessadas diretamente na internet sem pesquisa em base de dados. O trabalho traz discussões pontuais nas considerações finais, principalmente, reflexões sobre a ausência de informações computacionais como linguagem de programação adotada, uso de plataformas especializadas em aplicativos de Realidade Virtual e outros. Os softwares que serão apresentados não disponibilizam informações técnicas, visando a socialização e engajamento de novos desenvolvedores ou criação de versões customizadas, mesmo sendo objetos de visualização educativos e sem fins comerciais na maioria dos casos. Provavelmente esta seja a principal razão para a irrisória quantidade de ferramentas de RVA voltadas para o ensino de ciências, em comparação com as indústrias de entretenimento, por exemplo.

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Biografía del autor/a

Carlos Roberto França, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó/SC

possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Hab - Matemática pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1993) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Foi Professor Pesquisador Visitante da UAB/UFF, como Coordenador Executivo dos Cursos de Extensão em Capacitação e Gestão de Ensino a distância (EAD). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas:Desenvolvimento de Software, toolkit de acessibilidade, informática na educação, deficientes motores, desenvolvimento de componentes e acessibilidade e Gestão de EAD. Atualmente é Prof Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Chapecó - SC, Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE/UFFS em Chapecó( Projeto que conta com o apoio e fomento da CAPES ), de julho de 2013 à junho de 2017. COORDENADOR do Projeto de Pesquisa de Implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica e Social ( NITS/UFFS), sendo responsável pela implantação e gestão da chamada MCTI/SETEC/CNPq Nº 92/2013, que regulamenta a criação e funcionamento do NITS nos seis Campi da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Membro efetivo do corpo editorial da Indus Foundation for Education, Research & Social Welfare


Citas

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Publicado

2019-03-01

Cómo citar

FRANÇA, C. R.; DA SILVA, T. A Realidade Virtual e Aumentada e o Ensino de Ciências. Educitec - Revista de Estudios e Investigación sobre Enseñanza Tecnológica, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.414. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/414. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Recibido 2018-08-03
Aceptado 2019-02-20
Publicado 2019-03-01