Recursos audiovisuais no processo de ensino aprendizagem na educação básica

um relato de experiência do PIBID/Artes Visuais/ UFAM

Autores

  • Andrea Melo do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
  • Pedro Cavalcante da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v1i01.5

Palavras-chave:

ensino de Arte, PIBID, multimídia.

Resumo

Este trabalho consiste no relato de experiência da oficina ‘Arte Moderna e Multimídia’, organizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do Subprojeto Artes Visuais/UFAM. A associação de recursos tecnológicos disponíveis nas escolas com o conteúdo pedagógico teve como objetivo auxiliar a didática do professor e fomentar a assimilação por parte dos alunos do ensino básico, para que tenham uma experiência de contextualização, prática e fruição, desenvolvendo no fazer artístico uma mudança de percepção e atitude sobre si mesmo, sobre a sociedade e sobre o mundo. Foram produzidos vinte e oito vídeos de curta duração  nas duas escolas vinculadas, buscando explorar a natural identificação de uma geração antenada com as novas tecnologias. Através dos resultados obtidos apresentamos esta experiência como contribuição elementar, porém, pretendendo servir de ponto inicial para novas pesquisas, no campo da inovação metodológica na educação básica, em especial no ensino das Artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrea Melo do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS

Pedro Cavalcante da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS

Referências

AULETE, Caldas. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa/Caldas Aulete [editor responsável Paulo Geiger, apresentação Evanildo Bechara]. – [2.ed.rev.e.atual]. – Rio de Janeiro: Lexikon, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais (org.). 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Decreto nº 7219 de 24 de Junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm> . Acesso em 03 de Janeiro de 2015.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em 29 de Junho de 2014.

CAPES. Portaria nº 096 de 18 de Julho de 2013. Regulamenta o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

COX. Kenina Kodel. Informática na educação escolar. – (Coleção polêmicas do nosso tempo, 87).Campinas, SP: Autores associados, 2003.

DRYDEN, Gordon. Revolucionando o aprendizado. Gordon Dryden, Jeannette Vos; tradução Marisa do Nascimento Paro, revisão técnica Victor Mirshakawa. São Paulo: Makron Books, 1996.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios de como chegar lá. Campinas-SP.Editora Papirus. Edição Digital 1/2014.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: arte/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

SANTOS, Graça Proença. Descobrindo a história da arte: volume único: ensino médio. São Paulo. Ática. 2010.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. 1ª Ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.

UFAM. Edital PIBID nº13/2014. Normas e processo de ingresso ao PIBID. Disponível em: < http://www.ufam.edu.br/attachments/article/2000/EDITAL_PIBID_2014.pdf> Acesso em 25 de Janeiro de 2015.

Downloads

Publicado

22-05-2015

Como Citar

DO NASCIMENTO, A. M.; DA SILVA, P. C. Recursos audiovisuais no processo de ensino aprendizagem na educação básica: um relato de experiência do PIBID/Artes Visuais/ UFAM. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 01, p. e520, 2015. DOI: 10.31417/educitec.v1i01.5. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/5. Acesso em: 7 maio. 2024.