Alfabetização tecnológica: uma experiência com professores que ensinam Ciências
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.789Palavras-chave:
Alfabetização Tecnológica, Formação Docente, Desenvolvimento da CriatividadeResumo
Esse é um relato de experiência que objetivou a reflexão da Alfabetização Tecnológica como processo criativo docente, na oficina - aplicativo de papel – com temáticas do Ensino de Ciências. Esta realizou-se na disciplina de Ciências da Natureza, do curso de Pedagogia – PARFOR, com professores da rede pública de ensino em Manacapuru/AM. Essa experiência pautou-se em quatro momentos: o desenrolar da criatividade; elaboração do processo da ideia; a construção do escopo do protótipo do aplicativo; e criação compartilhada. Nessa vivência observamos que os professores entendiam a tecnologia como recurso e a usavam intuitivamente, no entanto tinham dificuldades de explorar a sua imaginação. Com a finalização da oficina, pontuamos algumas indicações de aprendizagens dos professores: a troca de experiência para criação coletiva; a necessidade como um requisito para o desenvolvimento de produções criativas; exigência de planejamento e apropriação dos conceitos científicos-tecnológicos para se efetivar um processo de ensinar e aprender Ciências. Desta forma, a oficina contribuiu para o entendimento da alfabetização tecnológica dos professores não só como um recurso pedagógico, mas também como um ato criativo.
Downloads
Métricas
Referências
ARCE, Alessandra; SILVA, Debora A. S. M. da; VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Alínea, 2011.
BROWN, Tim. Design Thinking: Uma poderosa metodologia para decretar o fim das velhas idéias - 3ª Ed. Tradução: Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2010.
CARVALHO, Ana Maria P. de Gil-Pérez, Daniel. Formação de Professores de Ciências: Tendências e Inovações. 7 ed. São Paulo: Cortez Ed., 2003.
GARRET, James J.; The Elements of User Experience: User centered design for the web and beyond. Berkeley: New Riders, 2011.
GHEDIN, Evandro; FRANCO, M. A. Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
HARTSON, Rex; PYLA, Pardha S.; The UX Book: Process and guidelines for ensuring a quality user experience. Waltham, MA / US: Elsevier, 2012.
KAHNEY, Leander. "A Cabeça de Steve Jobs". Editora Agir, 2008.
LEITE, Lígia Silva. Construção coletiva de conhecimento no ensino universitário presencial: Desenvolvendo recursos eletrônicos. In: BUSTAMANTE, Silvia (org.). Educação e Tecnologia: caminhos para a inclusão digital. Rio de Janeiro: Publit, 2006. p. 39-49.
LEITE, Lígia Silva; SAMPAIO, Marisa Narcizo. Alfabetização tecnológica do professor. 3 ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo: O poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus, 1993.
PEREIRA, Ana Paula. TEC MUNDO: O que é um Wireframe. 2008. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/programacao/976-o-que-e-wireframe-.htm. Acesso em 14 de junho de 2017.
PLACCO, Vera Maria Nigro; SOUZA, Vera Lucia Trevisan (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
PRESSMAN, Roger S.; MAXIM, Bruce R. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. ed.8. Porto Alegre: AMGH Editora: 2016.
SANTOS, Elzicléia, Tavares; FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Aprendizagem do adulto professor com as tecnologias digitais: uma Leitura vygotskiana. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT20-6754--Int.pdf. Acesso em: 01 de junho de 2017.
SILVA, Marco. Internet na educação e inclusão social na era digital, na sociedade da informação e na cibercultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2008.
THOMPSON, Miguel. Sociedade da ciência. Carta na Escola, São Paulo, n. 32, p. 18-21, dez. 2008/jan. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-11-25
Published 2019-12-11