O ensino de língua inglesa por meio das tecnologias digitais como complemento das aulas presenciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.932

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Recursos Tecnológicos, Segundo Ciclo do Ensino Fundamental

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta didática de ensino híbrido para estudantes em contato inicial com o estudo de inglês como língua estrangeira. Baseado na dificuldade da escola pública brasileira em adaptar-se às necessidades da sociedade do século XXI e classificar-se, segundo os parâmetros de Lengel (2012), na educação 3.0, surge nosso interesse em propor uma experiência didática que utiliza as novas tecnologias. A partir da necessidade do desenvolvimento da oralidade no ensino de inglês, propõem-se atividades utilizando o WhatsApp, cujo conteúdo é a saudação inicial em uma conversação. Apesar da indicação como complemento das aulas presenciais, tais atividades fazem parte do componente curricular da sexta série do Ensino Fundamental II, conforme indicado pelo material didático utilizado nesta pesquisa.

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Biografia do Autor

Daiane Massucatto, UEM

Professora de ingl`ês com graduação em Letras - Inglês e curso de Especailização em Ensino e Aprendizagem de Línguas - EaD - UEM - em 2018.

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Publicado

31-07-2020

Como Citar

MASSUCATTO, D.; BARROS, L. G. O ensino de língua inglesa por meio das tecnologias digitais como complemento das aulas presenciais do ensino fundamental. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e093220, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.932. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/932. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2019-10-07
Accepted 2020-07-27
Published 2020-07-31