A pesquisa no âmbito educativo: cultivando novas propostas e perspectivas de ensino

Autores

  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho IFAM
  • Nilton Paulo Ponciano Instituto Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.974

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, IFAM

Possui doutorado e mestrado em Linguística, na área de Variação e Ensino, pela Universidade Federal De Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, atuando na Graduação e Pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico. Atualmente atua como coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro e coordenadora do Curso de Língua Espanhola, do Programa e-Tec Idiomas sem Fronteiras. Lidera o Grupo de Pesquisa Linguagem, Arte, Comunicação e Ciência (LACC). Tem interesse, principalmente, nas seguintes temáticas: ensino e aprendizagem de Línguas Adicionais, estudos linguísticos de modo e modalidade verbal em língua espanhola, ensino mediado por tecnologias digitais.

Referências

CHRISTENSEN, Clayton M; EYRING, Henry J. A universidade inovadora: mudando o DNA do ensino superior de fora para dentro. Tradução de Ayresnede Casarin da Rocha, Porto Alegre: Bookman, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 17, n.51, p.523-740, 2012.

DOSSE, Francois. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Editora da USP, 2015.

___________________. O império do sentido: a humanização das ciências humanas. São Paulo: Editora UNESP, 2018.

FERRAROTTI, Franco. A ciência da incerteza: o método biográfico na investigação em ciências sociais. Mangualde: Editora Pedalgo, 2015.

GOODMAN, Nelson. Maneras de hacer mundos. Tradução de Carlos Thiebaut. Espanha: Editorial Antonio Machado Libros, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: Silva, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.

Ó, Jorge Ramos do. Em defesa da universidade: Autorreflexividade, dúvida radical e escrita do devir. Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, n.º 4, 2017, p. 127-194.

SILVA, Marco (2001). Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, Campo Grande: CBC, set. 2001.

MÓR, Walkyria Monte. As tecnologias digitais e as mudanças educacionais. In: JESUS, Dánie Marcelo de; MACIEL, Ruberval Franco (Org). Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada vol. 44, Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, p.7-11.

Downloads

Publicado

11-12-2019

Como Citar

WEIRICH DA SILVA COELHO, I. M.; NILTON PAULO PONCIANO. A pesquisa no âmbito educativo: cultivando novas propostas e perspectivas de ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.974. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/974. Acesso em: 6 maio. 2024.