Uma experiência com Fórum Avaliativo: revisitando princípios

Autores

  • Fabiana Cavalaro Scarce Unopar - Universidade Norte do Paraná
  • Gilberto Carmo De Morais UNOPAR - Universidade Norte do Paraná
  • Samira Fayes Kfouri da Silva UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.574

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Processo de ensino-aprendizagem, Escola-nova, Mediação pedagógica

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar por experimentação os resultados da utilização do fórum de discussão em processos avaliativos na modalidade da educação de ensino a distância (EaD). Nos estudos que antecederam esta pesquisa, foram encontradas relações muito próximas com os ideários e concepções do escolanovismo, no que diz respeito às formas ativas nas metodologias de aprendizagem. Nesse sentido, a compreensão de fundamentos e concepções pode trazer respostas à prática da utilização do fórum para um processo de avaliação, pois tal entendimento do processo de aprendizagem, ou seja, a relação professor-aluno, metodologia, estratégias, aproximava-se das concepções da Escola Nova. Por outro lado, a observação do processo de avaliação, mais especificamente na modalidade EaD, e a utilização da ferramenta fórum demonstram ter um potencial que possibilita a verificação da aprendizagem do aluno. O processo de discussão indica formas possíveis de apreciação dos processos de ensino e aprendizagem, que permitem uma avaliação do desenvolvimento da interpretação na construção do conhecimento, assim como a apreensão do aluno em relação aos objetivos propostos. A instituição pesquisada utiliza como concepção uma avaliação formativa e processual, que busca a construção do conhecimento e a participação mediadora do professor. Como método utilizado, a pesquisa inclui um conhecimento teórico advindo da leitura bibliográfica, do levantamento de dados de um projeto piloto e de uma simulação com dois tutores do curso de graduação em Tecnologia de Recursos Humanos.

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Publicado

01-03-2019

Como Citar

SCARCE, F. C.; DE MORAIS, G. C.; KFOURI DA SILVA, S. F. Uma experiência com Fórum Avaliativo: revisitando princípios. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.574. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/574. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2019-02-26
Published 2019-03-01