Uma experiência com Fórum Avaliativo: revisitando princípios
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.574Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Processo de ensino-aprendizagem, Escola-nova, Mediação pedagógicaResumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar por experimentação os resultados da utilização do fórum de discussão em processos avaliativos na modalidade da educação de ensino a distância (EaD). Nos estudos que antecederam esta pesquisa, foram encontradas relações muito próximas com os ideários e concepções do escolanovismo, no que diz respeito às formas ativas nas metodologias de aprendizagem. Nesse sentido, a compreensão de fundamentos e concepções pode trazer respostas à prática da utilização do fórum para um processo de avaliação, pois tal entendimento do processo de aprendizagem, ou seja, a relação professor-aluno, metodologia, estratégias, aproximava-se das concepções da Escola Nova. Por outro lado, a observação do processo de avaliação, mais especificamente na modalidade EaD, e a utilização da ferramenta fórum demonstram ter um potencial que possibilita a verificação da aprendizagem do aluno. O processo de discussão indica formas possíveis de apreciação dos processos de ensino e aprendizagem, que permitem uma avaliação do desenvolvimento da interpretação na construção do conhecimento, assim como a apreensão do aluno em relação aos objetivos propostos. A instituição pesquisada utiliza como concepção uma avaliação formativa e processual, que busca a construção do conhecimento e a participação mediadora do professor. Como método utilizado, a pesquisa inclui um conhecimento teórico advindo da leitura bibliográfica, do levantamento de dados de um projeto piloto e de uma simulação com dois tutores do curso de graduação em Tecnologia de Recursos Humanos.
Downloads
Métricas
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3 ed. rev. e ampl. SP: Moderna, 2006.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 6.ed.Campinas, SP: Autores Associados, 2012
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
KRATOCHWILL, Susan. Avaliação da Aprendizagem em uma Perspectiva Dialógica a partir do Fórum Online. In: SILVA, Angela Carrancho (Org.). Aprendizagem em Ambientes Virtuais e Educação a Distância. Porto Alegre: Mediação, 2009. P. 135-168.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem na escola. 2. ed. Salvador: Malabares, 2005, p.32.
LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da Escola Nova. 13. ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1978
LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. 5ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1971. Vol. 59
MORAN, José. M., Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, M. (org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003. p. 39-50.
SÁ, Iranita M. A. Educação a distância: Processo Contínuo de Inclusão Social. Fortaleza: C.E.C., 1998.
SILVA, Marco. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, Marco. Educação online. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2006.
SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila Sanches: As tecnologias Digitais no Ensino Híbrido. In. BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: penso, 2015.
SANTOS, Glauco de Souza: Espaços de Aprendizagem. In. BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: penso, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-02-26
Published 2019-03-01