Produção do gênero seminário por alunos do Ensino Técnico
contribuição do recurso digital App escolar
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1154Palabras clave:
Aprendizagem, Gênero Textual Seminário, Tecnologia MóvelResumen
A tecnologia vem inovando a sociedade em todos os setores, inclusive a educacional. Neste sentido, para estimular o processo de ensino-aprendizagem, vem sendo desenvolvidas muitas mudanças nas práticas pedagógicas, principalmente no que se refere à utilização de novos métodos de ensino com a utilização de recursos tecnológicos. Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do gênero Seminário, com o uso de um protótipo para tecnologia móvel, na disciplina de Técnicas de Comunicação a alunos do primeiro ano do curso Técnico em Eventos de um colégio estadual da cidade de Apucarana-PR. Para isso, foram utilizados os tipos de pesquisa descritiva bibliográfica, de campo e analítica. O desfecho dos estudos indicou que o uso do aplicativo favoreceu a aprendizagem do conteúdo, uma vez que a ferramenta facilitou a produção do gênero e contribuiu para despertar o interesse e motivar a participação nas atividades extrassala.
Descargas
Métricas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 8ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997 (VOLOCHINOV, V. N).
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 277-326.
––––––. Os gêneros do discurso. In: –––. Estética da criação verbal. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 277-326.
COELHO SILVA, F.O. Uso de aplicativo educacional como reforço no ensino aprendizagem da Língua Inglesa. Cadernos PDE 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_lem_utfpr_franciscaolindacoelhosilva.pdf. Acesso em: 12 de ago. de 2020.
DINIZ, S. N. F. O uso das novas tecnologias em sala de aula. 186f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2011.
FERREIRA, Maria José Morais Abrantes. Novas Tecnologias na sala de aula. 2014. 35 f. Monografia (Especialização) - Curso de Fundamentos da Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Souza, 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6325/1/PDF%20-%20Maria%20Jos%C3%A9%20Morais%20Abrantes%20Ferreira.pdf. Acesso em: 07 jun. 2020.
GOULART, Claúdia. As práticas orais na escola: o seminário como objetivo de ensino. Campinas/SP: UNICAMP, 2005. 210 f Dissertação (Mestrado em Línguística, Instituto de Estudos de Linguagem. Universidade Estadual de Campinas), Campinas/SP, 2005.
HITZSCHKY, R. A. et al. O uso de aplicativos educacionais no Ensino Fundamental em tempos de aprendizagem móvel: contribuições para a formação de professores. Revista Tecnologias na Educação, Ano 10,Número/Vol.26, 2018.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MORAN, José e BARBOSA, Alexandre. Novas tecnológicas estão mudando radicalmente ambiente escolar. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2013/06/novas-tecnologias-jaestao-mudando-radicalmente-o-ambiente-escolar.html. Acesso em: 03 ago. 2029.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de letras, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2020-10-01
Publicado 2020-10-11